Home BlogDesenvolvendo o empreendedorismo na Meimei Escola

Desenvolvendo o empreendedorismo na Meimei Escola

Profa. Sonia Maria Braga
May 8, 2023
O trabalho é indubitavelmente a característica mais singular do homem: o progresso da civilização está ligado à multiforme habilidade que tende à criação do ambiente para facilitar a vida do homem.
(Maria Montessori, 2019,p.227)

A proposta educacional da Dra. Maria Montessori foi e ainda é inovadora, ultrapassa os paradigmas de uma educação tradicional.  Além do campo intelectual, sua orientação metodológica abrange conhecimentos não considerados cognitivos, embora sejam indispensáveis para a vida cotidiana.

Quais conhecimentos não cognitivos atendem às demandas da sociedade, hoje? É necessário aprender a fazer escolhas, a ter capacidade de provocar mudanças, ousar; correr riscos, buscar soluções para problemas, aceitar desafios, não ter medo de errar, estabelecer parcerias,... Numa classe Montessori, cada personagem é único, mas entende que todos formam uma comunidade, e por isso, essas competências são desenvolvidas naturalmente no dia-a-dia escolar.

Uma palavra importante na obra de Montessori é “trabalho”. Somente através dele o homem se desenvolve. Portanto, aí começa o empreendedorismo. Permitir que cada aluno trabalhe em prol de seu crescimento como pessoa social. Além disso, permitir que ele perceba que seu desenvolvimento pode e deve gerar benefícios à comunidade.

Na Meimei Escola diferentes projetos são propostos com o intuito de auxiliar na construção do cidadão. Exemplificamos com o Banco da Solidariedade. Este projeto nasceu há mais de 30 anos, e se tornou essencial no atendimento a um dos quesitos da estrutura curricular Montessori: graça e cortesia.

Aprender a trabalhar em prol do bem-estar geral, a entender que com gentileza tudo fica mais fácil, aprimorar o olhar para as necessidades coletivas, sentir que está atuando de maneira a gerar um clima de harmonia, são fundamentos de uma ação empreendedora. A sala de aula Montessori abriga uma verdadeira comunidade que trabalha em benefício individual e coletivo simultaneamente.

Artigos Recentes

Montessori: entendendo seu legado educacional
July 10, 2023
A descoberta e a libertação da criança