Home BlogSeu filho pode estar em um período sensível — e isso é uma oportunidade!

Seu filho pode estar em um período sensível — e isso é uma oportunidade!

Meimei Escola
Oct 21, 2025

Toda criança nasce com uma vontade profunda de aprender. Mas o que poucos sabem é que esse impulso segue um ritmo muito próprio — e que existem momentos ideais para certos aprendizados acontecerem com mais naturalidade. Esses momentos foram identificados por Maria Montessori e chamados de períodos sensíveis.

Na Meimei Escola, observamos esses períodos com muita atenção. Porque sabemos que, quando respeitados, eles não apenas facilitam o desenvolvimento da criança, como também alimentam sua autoestima, curiosidade e autonomia.

O que são os períodos sensíveis?

São fases em que a criança demonstra um interesse espontâneo e intenso por determinados tipos de experiências. Nesse período, ela aprende com muito mais facilidade e prazer, quase como se estivesse "programada" para absorver aquele conhecimento.

Maria Montessori observou que, quando o ambiente favorece esse interesse, o aprendizado acontece de forma fluida e prazerosa. Mas quando o momento passa sem ser estimulado, o aprendizado exige mais esforço, podendo gerar frustração.

Quais são os períodos sensíveis identificados por Montessori?

Montessori descreveu seis principais períodos sensíveis na primeira infância (do nascimento aos 6 anos):

1. Período sensível da linguagem (0 a 6 anos)

A criança está naturalmente inclinada a escutar, reconhecer sons, nomear objetos e construir vocabulário. Começa com balbucios e evolui para frases mais complexas. Nesse período, ela demonstra grande prazer em escutar histórias, cantar músicas e se comunicar com os adultos ao redor. Estimular a linguagem com conversas afetuosas, leitura e escuta atenta é essencial.

2. Período sensível do movimento (0 a 6 anos)

Inclui tanto os movimentos grosseiros (engatinhar, andar, correr) quanto os refinados (pegar objetos, usar talheres, desenhar). O movimento está diretamente ligado à construção do pensamento.

3. Período sensível da ordem (de 1 a 4 anos)

Nesse período, a criança busca organização no ambiente e nas rotinas. Pequenas mudanças podem causar incômodo. A previsibilidade traz segurança, ajudando na construção de um mundo interno mais estável.

4. Período sensível de atenção a detalhes (de 1 a 4 anos)

A criança demonstra um grande interesse por detalhes: um inseto no jardim, a textura de um tecido, o barulho da água caindo. Esse olhar atento é uma janela para a concentração e para o desenvolvimento sensorial.

5. Período sensível da música e ritmo (de 2 a 6 anos)

As crianças demonstram sensibilidade especial para sons, melodias e movimentos ritmados. Música, canções e jogos rítmos contribuem para a linguagem, coordenação motora e expressão emocional.

6. Período sensível do refinamento dos sentidos (de 2 a 6 anos)

A criança quer explorar com todos os sentidos: tocar, cheirar, provar, ouvir, observar. Atividades sensoriais são essenciais nesse momento, pois ajudam a construir percepções mais precisas sobre o mundo.

7. Período sensível para habilidades sociais - Graça e Cortesia (de 2,5 a 6 anos)

Surge um desejo de interagir com outras crianças, compreender regras de convivência, praticar empatia. É o momento ideal para desenvolver o respeito, a escuta e a cooperação.

8. Período sensível da escrita (geralmente entre 3,5 e 4,5 anos)

A criança começa a demonstrar interesse por formas, traços e sons das letras. Nessa fase, ela pode espontaneamente começar a desenhar letras ou imitar a escrita, principalmente se tiver contato com materiais que favoreçam esse movimento de forma lúdica e concreta.

9. Período sensível da leitura (por volta dos 4 a 5,5 anos)

Surge o desejo de entender os sons das palavras, reconhecer letras, formar sílabas e "decifrar" o mundo escrito ao redor. Quando respeitado esse interesse natural, a leitura acontece de forma prazerosa e significativa.

10. Período sensível para padrões matemáticos (de 4 a 6 anos)

A criança passa a perceber relações de quantidade, sequências, correspondências e padrões. Esse é um momento ideal para a introdução concreta de conceitos matemáticos, sempre de forma sensorial e significativa.

Por que é tão importante identificar esses períodos?

Porque quando a escola reconhece esses sinais e oferece experiências coerentes, a criança aprende com alegria. Não se trata de acelerar ou antecipar etapas, mas de acompanhar com sensibilidade o que já está pronto para florescer.

Na Meimei, os educadores são formados na abordagem Montessori e estão atentos a cada gesto, palavra e interesse da criança. O ambiente é preparado justamente para que esses períodos encontrem espaço para se expressar com liberdade e segurança.

Um convite ao olhar atento

Seu filho pode estar em um período sensível agora. Um momento que não volta, mas que pode deixar marcas profundas de autoconfiança e prazer em aprender. Aproveitar esse tempo é um presente para a infância.

Aqui, cada fase é respeitada. E é justamente por isso que o desenvolvimento acontece com mais leveza.

Quer saber mais sobre como a Meimei Escola acompanha cada período sensível com cuidado e consciência? Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço preparado para acolher o ritmo do seu filho.

Artigos Recentes

Seu filho pode estar em um período sensível — e isso é uma oportunidade!
October 21, 2025
A história inspiradora da Professora Sonia Maria Alvarenga Braga e o nascimento da Meimei Escola
October 16, 2025
Montessori e Enem. Será que Prepara?
October 10, 2025
Seu filho merece ser feliz aprendendo
October 2, 2025

Fundada 46 anos atrás.
Pensando 46 anos à frente.

Há quase 5 décadas, formamos alunos atrás do ensino Montessori, estimulando a independência, a liberdade e as vivências rotineiras na sociedade.

Esperamos por você! Venha nos conhecer, agende sua visita!

Oops! Something went wrong while submitting the form