Você já reparou como uma criança pequena aprende com o corpo inteiro?
Ao engatinhar, correr ou simplesmente carregar um baldinho de areia, ela está desenvolvendo muito mais do que músculos - está construindo conexões, entendendo o mundo e, acima de tudo, conhecendo a si mesma.
É exatamente nesse ponto que entra a psicomotricidade: um conceito essencial para a infância e que ocupa um lugar de destaque na Educação Montessori.
Psicomotricidade refere-se à integração do desenvolvimento psíquico (emocional e cognitivo) com o motor.
Em palavras simples, é a ciência que estuda como a criança se expressa, aprende e se desenvolve por meio dos movimentos do corpo. É pelo corpo que ela descobre, experimenta, comunica e cria.
Nos primeiros anos de vida, especialmente de 0 a 6 anos, o movimento é a principal forma de aprendizagem e interação com o mundo. Antes mesmo das palavras, é o corpo que fala.
Maria Montessori já dizia: “o desenvolvimento da mente vem através do movimento.”
E a ciência confirma: quanto mais a criança se movimenta livremente, mais ela fortalece a atenção, a memória, a autoestima e a coordenação -capacidades fundamentais para o aprendizado futuro.
Ao pular, equilibrar-se, carregar objetos ou participar de uma roda musical, a criança está desenvolvendo habilidades motoras e emocionais, além de percepção espacial e lateralidade.
O desenvolvimento psicomotor equilibrado nos primeiros anos cria bases sólidas para todo o aprendizado posterior, além de contribuir para que a criança conheça seu próprio corpo e ganhe autonomia e autoestima ao superar desafios físicos.
Na Educação Montessori, o movimento é parte natural do aprendizado. As salas são organizadas para permitir liberdade com responsabilidade: móveis baixos, espaços amplos, materiais acessíveis e convites constantes à ação consciente.
Cada atividade, por mais simples que pareça, tem um propósito profundo:
E, claro, há o tempo ao ar livre, essencial no cotidiano montessoriano. No contato com a natureza, a criança corre, sobe, observa, sente. Explora com o corpo inteiro. Fortalece vínculos com o mundo - e com ela mesma.
Na Meimei, tudo isso ganha vida com afeto e intencionalidade. A psicomotricidade está presente no dia a dia, integrada às práticas e respeitando o tempo de cada criança. Não há pressa. Há propósito.
Aqui, o movimento não é um “intervalo” entre os aprendizados: ele é o próprio caminho para aprender.
Agende uma visita à Meimei e conheça de perto como o movimento pode transformar a infância em uma jornada de descobertas e desenvolvimento pleno.




Somos umas das escolas Montessori mais tradicionais do Brasil, associada à AMI desde 1982. Aqui, o ambiente preparado, os materiais científicos e os agrupamentos mistos fazem parte do cotidiano real..