Home BlogOrientações Práticas para pais com filhos em escola Montessori

Orientações Práticas para pais com filhos em escola Montessori

Meimei Escola
Dec 25, 2023
A maior ajuda que você pode oferecer a suas crianças é a liberdade de fazer seus próprios trabalhos em seus ritmos pessoais, pois disso elas entendem melhor que você.
Maria Montessori Speaks to Parents, A Selection of Articles; 2017

Fazer a escolha por uma escola Montessori é fazer uma opção de mudança de determinados padrões na vida familiar. Quando há entre a escola e a família do aluno uma conexão, uma verdadeira parceria, o desenvolvimento pleno da criança acontece, e os resultados surgem de maneira mais tranquila e sólida. Importante que a família entenda as propostas do trabalho oferecido na escola, uma vez que é bastante diverso do que acontece  numa escola tradicional.

Dar oportunidade a que o aluno aprenda a agir por si mesmo é um dos pontos básicos na proposta Montessori. A criança fica feliz por verificar o quanto pode fazer, o quanto é capaz. Por isso, os pais precisam entender que nunca devem substituir as iniciativas de seus filhos. Permitir que ajam por si mesmos é ajudar no desenvolvimento de sua autoconfiança.

A criança pode, atuando ativamente, dominar seus movimentos, organizar-se intimamente através de um trabalho que lhe traz satisfação. E nada é mais agradável para ela do que perceber que consegue fazer coisas que o adulto faz.

Sugerimos, então, algumas atividades simples, que fazem parte do cotidiano doméstico, e que sua criança terá enorme prazer em realizar. Ninguém pode ser livre sem ser autônomo. A mestra italiana afirmou: Quem é servido, em vez de ser ajudado, está, em certo sentido, lesado em sua independência (Montessori, 2017, p.61).

Aconselhamos que ela não seja reprimida caso algum “erro” ocorra, ela está em fase de aprendizagem. Permitir que faça várias tentativas irá levá-la ao sucesso.

Tente algumas destas atividades listadas abaixo, e veja o sorriso no rosto de seu filho ao concretizá-las. E lembre: se não ficar perfeita a atividade, não ajeite na frente da criança, para não desanimá-la. Ela vai aprimorar-se com o passar do tempo:

• arrumar seus brinquedos sempre que terminar de brincar; evite cestos ou baús, o ideal são prateleiras baixas e poucos brinquedos.
  • ajudar a arrumar sua cama, até que consiga fazê-lo sozinha
    (se não ficar perfeita, não ajeite na frente da criança, para não desanimá-la);
  • tomar banho sozinha, desde que já fique de pé (basta ir orientando nas primeiras vezes). Mesmo antes, sentada, pode oferecer-lhe uma esponja com sabonete, e deixar que a passe pelo seu corpo.
  • ajudar a arrumar sua cama, até que consiga fazê-lo sozinha  - dobrar seu pijama ou camisola, suas camisetas, suas meias:
  • fazer sua higiene bucal diariamente; colocar um banquinho firme, ou uma escadinha para que alcance a pia sozinha;
  • aprender a regar as plantas da casa (instruindo-a, antes, sobre as quantidades de água  adequadas a cada planta);
  • picar  legumes e frutas ( há no mercado alguns cortadores como o de maçãs, de bananas,.. ) Nessas atividades, a criança pode ter sua faca sem ponta, enquanto não tiver um controle motor refinado;
  • preparar a mesa para uma refeição;
  • importante permitir que a criança coma com sua própria mão;
  • enxugar louça;
  • lavar louça (basta um banquinho para que alcance a pia);
  • tirar poeira de móveis;
  • transferir o lixo para  a lixeira;
  • em caso de um pet em casa, deixe que ela cuide de trocar a água, colocar a ração;
  • peça que lhe ajude a preparar a lista de compras para o mercado, observando o que falta na despensa;
  • leve-a ao mercado, e peça que pegue alguns itens e coloque-os no carrinho;
  • se a criança já começou a ler, dê-lhe a lista de compras, e peça que vá lhe dizendo os itens que devem ser adquiridos;
  • caso  você vá a uma feira livre, leve-a para apreciar a diversidade de cores e cheiros, e ensine-a a escolher uma fruta, com carinho, por exemplo.

Seja feliz e faça seu filho feliz, sentindo-se útil.