Home BlogO Sistema Montessori e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

Profa. Caludia Soares
Jul 3, 2023

Contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza."  Esse é o propósito definido pela Base Nacional Comum Curricular, conhecida como BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017, pelo Ministério da Educação.

O documento em questão pretende nortear a educação, a partir de competências gerais e específicas para áreas e etapas, a fim de atender a demandas dos estudantes do século XXI.

Interessante é pensar que Maria Montessori, já no século passado, estava em sintonia com esse "propósito". Vanguardista que foi, já via na criança e no jovem, uma unicidade, por isso, estimulava a autonomia, o protagonismo e, em um ambiente preparado, promovia o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, físicas e cognitivas.

Os pilares que estruturam o sistema Montessori estão em consonância com as competências preconizadas pela BNCC ((Base Nacional Comum Curricular). A orientação para uma educação que busque valorizar os conhecimentos, exercitar a curiosidade, utilizar diferentes linguagens, apropriar-se de experiências, argumentar com base em fatos, conhecer-se e compreender-se, exercitar a empatia, o diálogo, atuar com responsabilidade, flexibilidade e em cooperação são habilidades trabalhadas em uma escola Montessori, rotineiramente. A escola Montessori tem como objetivo básico fomentar a paz, assim como propõe a UNESCO, através de uma educação em direitos humanos e relações pacíficas e também às dez competências gerais, elencadas pela base nacional, que guiam a educação básica no Brasil e buscam a construção de valores voltados à convivência e ao respeito.

A educação Montessori é muito completa! Através de grupos de idades mistas em um ambiente estruturado, pensando no estudante que será atendido nele, com materiais cientificamente elaborados para o desenvolvimento, espaço onde prevalecem a autonomia e a autoaprendizagem, em que o professor é um guia que observa as especificidades e facilita o "caminhar", a motivação pela busca do conhecimento é sempre o ponto de partida.

Desejamos que Montessori possa vir a ser uma proposta geral de viabilização da prática dos postulados da BNCC, para todo e qualquer aluno brasileiro.