A Educação Cósmica foi desenvolvida por Maria Montessori para orientar a aprendizagem das crianças a partir da segunda infância, dos 6 aos 12 anos, fase em que elas começam a se interessar pelas coisas do mundo.
Ela propõe um percurso de descoberta que conecta todos os saberes e desperta um sentido de pertencimento ao universo.
A criança é apresentada à ideia de que todos os elementos do universo — das estrelas aos seres vivos, da história da humanidade aos fenômenos naturais — estão conectados.
Na prática:
Por que é importante?
Porque desenvolve na criança uma visão sistêmica, capaz de perceber as relações entre os fenômenos e o papel de cada um na preservação da vida.
Ao compreender sua posição no cosmos, a criança passa a perceber que cada um tem um papel importante na manutenção do equilíbrio do planeta e na construção de um mundo melhor.
Na prática:
Por que é importante?
Porque desperta o senso de responsabilidade e a empatia, formando cidadãos conscientes e éticos.
A partir dos 6 anos, a criança passa a ser capaz de imaginar, criar hipóteses e pensar de forma abstrata. A Educação Cósmica valoriza essa nova capacidade, utilizando histórias grandiosas e inspiradoras para despertar o interesse pelo conhecimento.
Na prática:
Por que é importante?
Porque alimenta a curiosidade natural e transforma o aprendizado em uma aventura intelectual cheia de significado.
Ao estudar as inter-relações entre os seres vivos e o impacto das ações humanas, a criança compreende a importância da cooperação, do respeito à diversidade e do compromisso com a paz.
Na prática:
Por que é importante?
Porque a educação não é apenas preparação para uma profissão, mas para a vida em sociedade, com ética, respeito e responsabilidade.
Educação Cósmica é ajudar a criança a compreender:
É cultivar o sentimento de pertencimento ao universo e de responsabilidade pelo bem coletivo.
Na Meimei, vivemos a Educação Cósmica como um convite diário à descoberta, ao encantamento e ao compromisso com a vida.




Somos umas das escolas Montessori mais tradicionais do Brasil, associada à AMI desde 1982. Aqui, o ambiente preparado, os materiais científicos e os agrupamentos mistos fazem parte do cotidiano real..