Home BlogEnsino Individualizado com Ajuda no Desenvolvimento do Aluno

Ensino Individualizado com Ajuda no Desenvolvimento do Aluno

Meimei Escola
May 29, 2023

Dra. Montessori, como resultado de suas observações de como funcionava a educação no início do século XX, percebeu a necessidade de oferecer, dentre outras propostas, uma nova perspectiva para o atendimento ao aluno.

Durante seu importante trabalho, apresentou possibilidade para que a escola como um todo, a partir da sala de aula bem estruturada, se transformasse, visando a que o aluno se sentisse acolhido e respeitado.

Inserido num ambiente elaborado e adequado a cada fase da vida, o aluno desenvolve a autoconfiança, e consequente independência. Ele percebe que dentre as ofertas de atividades que encontra, pode se dedicar aos temas que mais lhe chamaram a atenção. Esse “mergulho” em assunto de seu maior interesse, pode acontecer individualmente ou em parcerias.

Ensino individualizado não contempla o individualismo. Importante ressaltar essa diferença. Ensino individualizado acontece na classe Montessori porque entendemos que cada aluno é único: tem necessidades, capacidades, tempos internos diferentes. O aluno conhece que há um roteiro básico a ser cumprido, mas tem a possibilidade de se articular dentro desse roteiro, atingindo-o por completo, respeitadas suas peculiaridades; isso lhe permite desenvolver não exclusivamente a iniciativa, bem como o prazer no que está produzindo. Numa classe Montessori não cabe o individualismo, pelo contrário, o senso de comunidade está sempre sendo desenvolvido.

O aluno - indivíduo, dentro da diversidade, é considerado tanto no aspecto cognitivo quanto emocional. Saber que não há dois seres iguais é uma das qualidades no cotidiano da escola Montessori. Podemos trocar a expressão “ensino individualizado” por “aprendizagem individualizada”, pois é indispensável saber esperar resultados diferentes aos mesmos estímulos, e nunca pressionar o aluno (seja uma criança ou um adolescente) a atingir os mesmos objetivos que os demais colegas de classe.

O “ensino individualizado” significa que o professor observa o desempenho, a responsabilidade que cada aluno apresenta diante das propostas que ele tenha se prontificado a realizar.

Não há uma avaliação coletiva, única, para verificar o que foi apreendido. Há uma observação criteriosa por parte do professor analisando o desempenho de cada um. E há uma outra característica que estimula o ensino individualizado: ao avaliar os resultados obtidos, leva-se em conta a diversidade.

Jamais comparar ou criar expectativas que possam entravar o desempenho individual. Todos são ÚNICOS.