Você sabia que é possível uma escola seguir 100% a BNCC e ainda assim ser 100% Montessori?
Apesar de terem surgido em contextos diferentes, o documento da BNCC e o Método Montessori compartilham princípios e objetivos fundamentais: o desenvolvimento integral da criança, o protagonismo no processo de aprendizagem e a formação de cidadãos éticos, autônomos e solidários.
Neste artigo, vamos explorar:
Vamos juntos compreender como essas duas referências podem caminhar lado a lado na construção de uma educação mais humana, completa e transformadora.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que define os conhecimentos essenciais que todos os estudantes brasileiros têm direito de aprender na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Foi homologada em 2017 e passou a ser obrigatória em todas as escolas públicas e privadas do país.
A principal missão da BNCC é garantir uma base comum de aprendizagens para todos, promovendo equidade educacional. Mas ela não é um currículo único ou engessado: cada escola tem autonomia para definir como irá alcançar as competências e habilidades propostas, respeitando sua identidade e metodologia.
A BNCC está organizada em áreas de conhecimento, componentes curriculares e etapas de ensino, e é orientada por 10 competências gerais, que abordam desde o conhecimento acadêmico até o desenvolvimento socioemocional e ético.
Essas competências buscam preparar o estudante para os desafios do século XXI, promovendo:
Além disso, a BNCC afirma seu compromisso com uma educação que contribua para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, inclusiva e sustentável.
Maria Montessori, no século passado, já defendia uma educação centrada no desenvolvimento integral da criança, com foco na autonomia, na ética e no protagonismo — conceitos que hoje são fundamentais na BNCC.
A seguir, vamos explorar como os principais pilares da pedagogia montessoriana se alinham com os princípios da BNCC.
A BNCC propõe que a escola forme cidadãos críticos, responsáveis e conscientes. Esse é também o cerne do Método Montessori, que promove o desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo da criança.
A formação para a paz, para o respeito às diferenças, para a cooperação e para a empatia são aspectos centrais em uma sala Montessori, onde se cultiva desde cedo uma convivência ética e solidária.
Enquanto a BNCC valoriza o protagonismo do estudante, o Método Montessori o coloca no centro da aprendizagem. A criança escolhe suas atividades, organiza seu tempo e aprende a tomar decisões com responsabilidade, desenvolvendo autodisciplina e iniciativa.
Essa liberdade, sempre mediada por um ambiente preparado e pelo acompanhamento atento do educador, estimula a construção do conhecimento de forma ativa e significativa — exatamente como propõe a BNCC.
O estímulo ao pensamento científico, à resolução de problemas e à investigação faz parte tanto da BNCC quanto da prática montessoriana.
Nas salas Montessori, os materiais didáticos são organizados de forma que a criança explore, descubra e chegue às conclusões por si mesma. A curiosidade natural é o motor da aprendizagem, e o erro é visto como parte essencial do processo.
Essa abordagem fortalece a autonomia intelectual e o raciocínio lógico, em consonância com as habilidades cognitivas propostas na BNCC.
A BNCC inclui entre suas competências gerais a capacidade de exercitar a empatia, o diálogo, a escuta, o respeito e a cooperação. Em uma sala Montessori, essas práticas fazem parte da rotina.
Com turmas de idades mistas, as crianças aprendem com os mais velhos e ensinam os mais novos, num ambiente que valoriza o cuidado mútuo e a solidariedade. Há espaço para a resolução de conflitos com diálogo, para a prática da gentileza e para o fortalecimento da autoestima.
Na Meimei, por exemplo, essa convivência ganha forma em projetos como o Banco da Solidariedade, que estimula atitudes de cuidado e doação entre as crianças.
A BNCC estabelece conteúdos e habilidades essenciais, mas não determina como eles devem ser ensinados. Isso permite que metodologias como o Montessori atendam plenamente às diretrizes nacionais com sua própria abordagem.
Na prática, isso significa que:
Todo o conteúdo previsto na BNCC é abordado — com a vantagem de respeitar o ritmo e os interesses individuais de cada criança.
Uma das contribuições mais valiosas de Montessori, especialmente no Ensino Fundamental, é a proposta da Educação Cósmica: uma forma de apresentar o conhecimento de maneira interconectada, mostrando como tudo no universo está relacionado.
Essa visão amplia o repertório cultural e ético da criança, promovendo valores como responsabilidade planetária, empatia e admiração pela vida. Está totalmente alinhada com as competências da BNCC voltadas à cidadania, ao respeito à diversidade e à sustentabilidade.
A BNCC define o que deve ser aprendido. O Método Montessori mostra como esse aprendizado pode acontecer de forma mais significativa, respeitosa e transformadora.
Ambos compartilham a missão de formar seres humanos mais autônomos, críticos e conscientes. Quando caminham juntos, quem ganha é a criança — que aprende com profundidade, prazer e sentido.
Na Meimei, acreditamos que unir BNCC e Montessori é oferecer o melhor dos dois mundos: uma base sólida para o futuro e uma infância vivida com sentido.




Somos umas das escolas Montessori mais tradicionais do Brasil, associada à AMI desde 1982. Aqui, o ambiente preparado, os materiais científicos e os agrupamentos mistos fazem parte do cotidiano real..