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Ajude-me a fazer sozinha. Ajude-me a ser responsável por mim mesma

Profa. Sonia Maria Braga
Apr 24, 2023

Ser tutor de crianças pequenas pode ser uma tarefa difícil. Você deseja que sua criança seja feliz, saudável, e socialmente ajustada, não exclusivamente em casa, mas também com outras pessoas e em outros ambientes. Ensinar sua criança a aprender a comportar-se é esperado, e deve-se começar pelo controle de seus impulsos, o que pode ser mais fácil se você tiver em mente as necessidades básicas da criança.


Ela deseja conhecer e entender o mundo a sua volta, as rotinas e o ritmo da vida diária. Ela consegue aprender a controlar seu corpo quando teve oportunidade de movimentar-se desde o nascimento.
Desde cedo, a necessidade de movimentar-se pode ser atendida incluindo a criança nas atividades diárias, que possuem um propósito real em sua vida, e são desafios. Agindo assim, você contribui para que sua criança se torne independente. A partir do hábito de colaborar nas atividades domésticas, a criança desenvolve a autodisciplina, que surgirá naturalmente.
Você deseja ajudar sua criança na conquista da autodisciplina? Siga as sugestões abaixo. Você verá como fica fácil. As propostas apresentadas estão diretamente inspiradas com os princípios da proposta Montessori que usamos para título desse artigo.

1- Crie condições em casa para que sua criança possa envolver-se nas atividades cotidianas. Facilite seu acesso em todos os ambientes: banquetas no banheiro e na cozinha, para que ela alcance a pia, é um bom início.

2- Conecte sua criança com o ambiente familiar: entre os adultos deve haver um código único do que é permitido ou não permitido. Essas atitudes coerentes darão segurança e confiança à criança.

3- Nas primeiras vezes, lembre que pequenos erros acontecerão. É natural. Não a repreenda, transmita-lhe confiança para que ela torne a tentar. O aprimoramento surge da repetição.

4- Apresente apenas duas ou três atividades de cada vez. Permita que a criança escolha qual vai executar. Ela poderá interessar-se para executar outra, depois de concluir a primeira.

Essa é a liberdade que damos à criança. Fazer por si mesma, a partir de suas capacidades. A criança que se habitua a colaborar desde cedo, desenvolve a autodisciplina mais tarde. Ela sentir-se-á útil e aceita como um membro participante da família, e será uma criança feliz.

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