Home Blog10 Coisas que Você Não Sabe Sobre Sua Criança

10 Coisas que Você Não Sabe Sobre Sua Criança

Meimei Escola
Feb 27, 2023

*Texto traduzido e adaptado pr Sonia Maria Alvarenga Braga de MTips (Montessori Teachers Institute for Professional Studies)

Como pais, você deve pensar que sabe tudo sobre seu filho. A maioria dos pais sabe do que ele gosta ou não, mas, em relação à escolaridade, várias crianças têm questões ou situações sobre si mesmas que os pais nunca consideram. Na Academia Naudain, estudamos as crianças nos estágios iniciais da vida e descobrimos que há muitas coisas que os pais não entendem ou percebem sobre seus filhos. Para ter mais informações sobre esses sentimentos e pensamentos, leia o texto abaixo:

1-  Erros

Muitas crianças se preocupam se ao cometerem erros vão ficar em situação difícil. Pode ser com uma tarefa de casa ou um comportamento. Isso coloca uma enorme pressão na criança para que tudo saia perfeito durante o horário escolar. Ajude seu filho a entender que, apesar de você querer seu bem, você não espera dele a perfeição. Você quer que sua criança aceite o ambiente de aprendizagem sem sentir-se pressionada para não cometer erros.

2-  Stress

Junto da categoria erro, as crianças podem começar a sentir-se estressadas. Se elas não entendem as atividades de aprendizagem oferecidas pela escola, então, a criança pode vir a viver uma situação de stress. Se você perceber que sua criança está abatida ou agindo de forma diferente, pergunte sobre seu dia-a-dia e descubra se está se sentindo nervosa sobre algum aspecto particular do dia, assim você poderá ajudar, provocando mudanças para que ela se sinta melhor.

3-  Fazendo amigos

Tão logo uma criança entre para a escola, pode ser que se sinta na obrigação de fazer amigos e pode ter dificuldades para conversar com crianças desconhecidas. Ajude-a a sentir-se mais social para que consiga fazer novos novos amigos e divertir-se com eles durante o dia escolar.

4-  Leitura social

Assim como fazer amigos, as crianças podem não estar prontas para entrar na escola. Dedique um tempo para explicar os aspectos sociais da escola e como será bom encontrar outras crianças e ter momentos para brincadeiras. Explicando a situação, você ajudará sua criança a estar preparada para encontrar novos amigos e a envolver-se em situações sociais.

5-  Pedindo ajuda

No que se refere ao ambiente de aprendizagem, muitas crianças têm dificuldade em pedir ajuda. Isso pode acontecer durante as brincadeiras ou na hora de aprender alguma coisa, como escrever ou ler. Explique-lhes  que é normal pedir ajuda, e assim se sentirão confortáveis com professores, auxiliares e colegas.

6-  Estabelecendo relacionamentos

Muitas crianças também são tímidas e têm dificuldade em se dirigirem a adultos. Ajude-as a desenvolver relacionamento com os professores e demais profissionais da escola, permitindo que se sintam confortáveis no ambiente escolar.

7-  Problemas de comportamento

Você pode descobrir que seu filho está desenvolvendo um comportamento problemático na escola. Se ele continuar a se envolver em problemas, pode ser que seja por conta de um problema maior. A criança pode estar desconfortável na escola ou ter uma questão que está levando-a a agir desta forma. Se ela age de maneira diferente na escola e se envolve em problemas, converse com ela, converse com professores, e tente entender o que está acontecendo, sem estabelecer padrões antecipados.

8-  Atividades em casa

Caso a escola solicite atividades para serem executadas em casa, permita que sua criança aprenda a trabalhar sozinha, em seu próprio ritmo, sem pressioná-la.

9-  Ansiedade

Muitas crianças que se sentem pressionadas ou têm dificuldade em atividades de aprendizagem, vão começar a ser sentir ansiosas. É importante ajudá-las a processarem seus sentimentos para que não se tornem ansiosas ou nervosas e prejudiquem seu desenvolvimento nas atividades diárias.

10-  Agradar aos pais

Muitas crianças ficam preocupadas em agradarem a seus pais. É importante fazê-las entender que você as ama, não importando seus resultados. Ajude-as quando tiverem dificuldades, elogie, sem excessos, quando houver sucessos, comprometimento e envolvimento. Assim sua criança ficará mais confortável e segura.

Artigos Recentes

Montessori: entendendo seu legado educacional
July 10, 2023
A descoberta e a libertação da criança