Nosso DIFERENCIAL

Características Básicas do Sistema Montessori

Classes Agrupadas

Os alunos são agrupados por idades e habilidades mistas, em períodos de três anos: 0 - 3; 3 - 6; 6 - 9; 9 - 12; 12 - 15; 15 - 18. Há constante interação, resolução de problemas, crianças/jovens ensinando e aprendendo entre si, e se socializando. As crianças são desafiadas de acordo com suas habilidades e nunca ficam entediadas.

Estações de Trabalho

Nas agrupadas, o ambiente é arrumado por áreas temáticas, e a criança tem a liberdade de movimentar-se pela sala em busca de sua atividade, em vez de terque ficar sentada o tempo todo. Não há limites do quanto a criança possa trabalhar com determinado material. Em qualquer momento do dia, todas as matérias (matemática, linguagem, ciência, história, geografia, arte, música…) podem ser estudadas, em todos os níveis.

Aluno no Centro do Processo de Aprendizagem

Papéis e cadernos não são devolvidos com registros em vermelho e/ou correções. Ao contrário, o esforço do estudante e o seu trabalho são respeitados. O professor, através de extensa observação e anotações, planeja projetos individuais para permitir que cada criança aprenda o que ela precisa para progredir. Muitas vezes, entre os alunos, surgem os “tutores”; aqueles que já alcançaram, com segurança, os temas estudados e podem ajudar os colegas a aprenderem.

Incentivo aos Diferentes Estilos de Aprendizagem

Todos os tipos de inteligência e estilos de aprendizagem são nutridos: musical, espacial, físicocinestésico, interpessoal, intrapessoal, intuitiva, natural eas tradicionais linguística e lógico matemática. Esse modelo é baseado na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard (Boston, USA). Dra. Maria Montessori anteviu estas inteligências, propondo ambientes enriquecidos de recursos variados para a aprendizagem.

Professor - Facilitador

O professor funciona como um facilitador e um guia para as pesquisas da criança/jovem, explorando seu interesse em determinado tema - que pode ser escolhido pelo próprio aluno. O professor não determina o que o aluno deve estudar ou ler, e não estabelece limites até onde ele pode se aprofundar quando está seguindo seu próprio interesse. O ambiente deve atender ao nível de curiosidade de cada aluno da agrupada.

Períodosde Trabalho Ininterruptos & Lições Expositivas Curtas

Antes dos 6 anos há períodos de até 2 horas de trabalho ininterruptos, num ambiente previamente preparado pelo professor. As lições novas são dadas em subgrupos de até 3 crianças. Crianças mais velhas e jovens recebem lições expositivas de até 20 minutos, para não perderem a concentração. Em seguida, devem acontecer as atividades de fixação, que podem ser diversificadas. Adultos e crianças respeitam a concentração e não interrompem quem esteja ocupado. Os subgrupos se formam espontaneamente ou são pré-organizados para encontros especiais. Jamais acontecem antes de haver uma seleção individual de trabalho.

Educação Cósmica

Dra.Maria Montessori deu este nome ao trabalho educacional que começa aos 6/7 anos. Nesta fase, o conhecimento de mundo, iniciado antes dos 6 anos, ganha amplitude e aprofundamento, favorecendo as relações existentes entre as diferentesciências. O desenvolvimento da responsabilidade individual diante do Universocomeça nestes estudos.

Educaçãodo Caráter

A educação do caráter é considerada da mesma maneira que a educação acadêmica, as crianças e jovens devem aprender a tomar conta delas mesmas, de seus ambientes,a respeitar e a amar todos os demais elementos da natureza. São orientadas a movimentarem-se graciosamente, falando polidamente, sendo respeitosas e cooperadoras, estimuladas a fazerem trabalho social na comunidade.

AvaliaçãoQualitativa do Progresso

A avaliação é através das anotações e observações que o professor vai registrando. A comprovação de que o trabalho está fluindo repousa no comportamento dos alunos, sua felicidade, maturidade, gentileza, o gosto de aprender e o nível dos trabalhos, além do relacionamento social. Em séries maiores podem haver seminários e debates, que gerem mais recursos para a avaliação do jovem.

A Origem do Método Montessori

O Sistema Montessori foi desenvolvido pela italiana Maria Montessori (1870-1952), uma cientista (matemática, médica, psiquiatra,antropóloga e filósofa) que estruturou todo um trabalho baseado na observação da criança e do jovem. Dra. Montessori montou a primeira escola em Roma, em1907, e rapidamente seu trabalho chamou a atenção de diferentes estudiosos em diferentes países, rapidamente as escolas Montessorianas foram sendo fundadas pelo mundo. Através de cursos que desenvolveu, para capacitar professores para um trabalho tão diferenciado e rico de possibilidades, ela percorreu vários países, levando uma visão científica de educação, aliada à prática pedagógica. Hoje, há escolas Montessori nos 5 continentes, que atendem a crianças desde oberço até jovens em nível universitário. Dados recentes indicam que existem, pelo menos, 5.000 escolas Montessori certificadas, nos EUA e 8.000 em outros países. No Brasil, atualmente, são 70 escolas escolas Montessori associadas à Organização Montessori do Brasil (OMB), órgão filiado à Associação Montessori Internacional (AMI), localizada na Holanda.