Diferenciais entre uma escola montessoriana e a creche

Escola tradicional e creche: todos fazem a mesma atividade.
Sala montessoriana: livre escolha para aprender!

Muitos pais, na hora de procurar uma escola para seu filho, primeiramente pensam nos cuidados necessários à criança: será bem cuidada, receberá atenção, etc.

A segurança da criança no ambiente escolar e o cuidar fazem parte dos questionamentos, seguidos de propostas pedagógicas e estrutura das salas e outros ambientes da escola, que promovem um desenvolvimento integral.
Agora, qual seria a melhor escolha: uma escola ou uma creche?

Nas escolas tradicionais e nas creches, todas as atividades propostas são realizadas coletivamente, mesmo que não atendam aos interesses e escolha das crianças, não considerando o ritmo próprio de aprendizagem. E mesmo ao compararmos as escolas tradicionais e as creches, ambas apresentam características mais diversificadas ainda.  Enquanto a creche fica no cuidar e no brincar, as escolas buscam uma abordagem e organizam os currículos focados no desenvolvimento pedagógico, com o pensar apenas no cognitivo.

As escolas montessorianas, diferem em muitos aspectos das escolas tradicionais e das creches, tanto nas abordagens e metodologias, quanto nas  práticas pedagógicas. Em uma escola montessoriana, a criança é vista como um indivíduo em formação, com ritmo e habilidades diferenciadas. Desta forma todo currículo e as salas são organizadas para atender as necessidades individuais de cada criança, não esquecendo que está em constante crescimento e amadurecimento.

Vamos analisar alguns diferenciais e ganhos nas instituições educativas.

Creche e escola tradicional Escola Montessoriana
1. Socialização

Aprendem a conviver e compartilhar materiais e atividades.

1. Socialização

Desenvolvem atividades de Graça e Cortesia, aprendem sobre gentileza, solidariedade, trocam experiências e realizam exercícios sobre empatia, respeito e acolhimento.

2. Aprendizagem

Um currículo estipulado para todos, independente das habilidades individuais.

2. Aprendizagem

Acontece a autoeducação em um ambiente preparado com materiais para que se desenvolvam através do seu interesse e no próprio ritmo.

3. Autonomia

As crianças são sempre orientadas e dependem de um adulto para direcionar as atividades.

3. Autonomia

Um dos princípios básicos da educação montessoriana é a autonomia da criança conquistada através de atividades que encorajam o fazer por si mesma, desenvolvendo as habilidades para o dia a dia.


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Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos.

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