A liberdade de escolha no Sistema Montessori desenvolve a autonomia do aluno

A liberdade de escolha no Sistema Montessori desenvolve a autonomia do aluno
A liberdade de escolha no Sistema Montessori desenvolve a autonomia do aluno

É comum vermos crianças, a partir de 9 anos começando a questionar sobre as matérias escolares. Uns gostam mais de matemática, outros de história e, assim, as dificuldades e preferências individuais começam a aparecer. O problema é que a dificuldade pode transformar-se em falta de interesse.

No Sistema Montessori podemos perceber que o aluno se interessa pelo que está estudando, pois tudo que é ensinado tem uma relação direta com o mundo a sua volta. Ele aprende de acordo com o cotidiano, e principalmente, na ordem em que deseja aprender. O aluno não é forçado a aprender um assunto em determinado momento, ele próprio pode decidir o seu roteiro, sabendo que tem um prazo e uma meta a serem cumpridos.

O professor orienta o que deve ser feito durante o dia e o próprio estudante vai escolher a ordem em que vai cumprir suas tarefas. Assim ele poderá se aprofundar mais nas disciplinas com que se identifica, mas não deixará de aprender nenhum conteúdo. Essa possibilidade de organização de suas tarefas é importante para que ele, desde cedo desenvolva o senso de responsabilidade em cumprir o que foi combinado.

Sistema Montessori estimula a autonomia através da liberdade de escolha

Dra. Maria Montessori descobriu, através dos seus estudos e observações, que a liberdade de escolha estimula o senso de autonomia. Os alunos na escola montessoriana não recebem a informação simplesmente, mas são estimulados a aprofundar o que desejam saber. Isso ajuda o aluno a desenvolver a responsabilidade, percebendo que o aprendizado só depende da sua força de vontade e interesse.

Tópicos: 

Postagens Recentes

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos.

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

Fique atualizado!