A descoberta e a libertação da criança.

Segundo Maria Montessori, a criança possui uma “vida psíquica”; ela é  embrião espiritual e segue o desígnio construtivo em seu desenvolvimento. 

Para ela, “O homem difere dos demais animais por ter o que considera de duas fases embrionárias, uma pré e outra pós-natal. Na fase pós-natal, na qual a criança é um embrião espiritual, a criança não somente adquire as características do homem, mas também constrói condições para se adaptar ao mundo ao seu redor (MONTESSORI, 1967. p.63).

A ideia de que a criança “constrói o homem” deve ser compreendida como uma metáfora usada por Maria Montessori, e que de forma poética, afirma que através dos estímulos do ambiente e das habilidades inatas para a aprendizagem, ela constrói as relações para sua formação. 

Ao longo do seu crescimento, a criança passa por fases de Desenvolvimento e vai conquistando a autonomia, a independência e as competências para assimilar e interagir com o mundo. Maria |Montessori explicava que durante os primeiros anos de vida, a criança absorve os estímulos ao seu redor de forma inconsciente (de 0 a 3 anos) e consciente ( de 3 a 6 anos) - conceito nomeado por ela como “mente absorvente”.

A primeira missão da educação é “libertar, conhecer, descobrir o potencial e abrir as portas para esse período de expansão e descobertas” respeitando a individualidade infantil, onde aprende sozinha, através da livre escolha e movimentos. Ao desenvolver as competências básicas para a vida: o saber, o saber fazer e o saber contextualizar, a criança torna-se protagonista do seu “eu” e construindo o “homem”, capaz de viver e favorecer para um mundo melhor.

Quando o ambiente anula esses desígnios, reações como birra, caprichos e ira são manifestações que não devem dar ideia que essa seja sua personalidade.


Referência: A descoberta da criança, Pedagogia Científica; Maria Montessori, Editora Kirion

Tópicos: 
No items found.

Postagens Recentes

Sobre o Blog



Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.
Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos.

Fique atualizado!