Já se perguntou sobre o por quê do nome de nossa Escola?

Escolhemos para a escola o nome Meimei para prestar homenagem a uma brasileira, alma valiosa, defensora de uma educação diferenciada. A preocupação que demonstrou na formação de uma sociedade melhor, onde o Homem Integral fosse a predominância. E isso, só se pode alcançar através de uma educação completa, em que a inteligência e a moral caminhem em paralelo.

Meimei é um pseudônimo de origem chinesa, usado por Irma de Castro Rocha, que significa "amor puro". Seu marido e ela adotaram esse apelido, após Irma ter se encantado com uma personagem da literatura chinesa, que chamou sua atenção pela delicadeza e virtudes.

Irma nasceu e viveu sua breve existência em Minas Gerais, tendo nascido em 22 de outubro de 1922, na pequena cidade de Mateus Leme, e desencarnado em Belo Horizonte, ainda jovem, vítima de nefrite aguda.

Durante seu breve tempo de vida, Irma, melhor dizendo, Meimei, sempre gostou de crianças, e teve sua atenção mais voltada para o problema da educação. Não uma educação qualquer, mas uma educação que favorecesse o desenvolvimento integral do aluno, com bases sólidas no campo moral.

Nesse aspecto, Meimei (Irma) e Maria Montessori têm pontos em comum. Ambas sempre defenderam as ideias de uma educação completa, que ajude a formar Homens de Bem, Éticos, que possam auxiliar no real progresso da Humanidade.

Meimei Escola sabe que apenas pela educação dignificadora pode-se construir uma sociedade melhor, logo não poderia deixar de homenagear uma educadora brasileira que ressaltou os valores do Homem Integral.