Blog da Meimei Escola

A Vida Pratica Montessori Desenvolve a Autonomia da Criança

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

11-07-2018 15:12


A Vida Pratica Montessori Favorece a Autonomia e a Independência da Criança - Blog Meimei EscolaCrédito Foto: http://www.howwemontessori.com/

Baseada em situações e questões do dia a dia, as chamadas atividades de Vida Práticaum dos pilares do Sistema criado por Maria Montessoricumprem a finalidade de ajudar no desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos a partir da Educação Infantil


Os alunos de até 6 anos, por exemplo, trabalham muito usando os sentidos, e com recursos necessários para a realização de ações diárias. Eles manuseiam objetos como cadeados, fechaduras, fivelas, laços, jarras com água, copos e talheres.

DSCN1411

"É uma conquista individual. O adulto, muitas vezes, substitui as ações da criança por impaciência. Tem que deixá-la tentar fazer. É importante para que ela tenha certeza de que é capaz. Conversamos com os pais de nossos alunos e recomendamos que, em casa, ensinem os filhos a dobrar o pijama, guardar os próprios brinquedos. Elas conseguem fazer tudo, e bem", conta Sonia Maria Braga, Diretora Pedagógica da Meimei Escola. Os pais devem, portanto, continuar praticando a Vida Prática em casa, pois assim, o estímulo à independência do aluno será completo e ele terá segurança para fazer as atividades do dia a dia.

Sonia Maria acrescenta ainda que numa escola tradicional, a conquista da autoconfiança acaba não acontecendo. Diferentemente das escolas Montessorianas, onde as crianças tem liberdade de escolha, na escola tradicional lhe são dados comandos o tempo todo. "As crianças ficam com medo de tomar iniciativas e se tornam inseguras" - acrescenta ela.

Para finalizar, vale ressaltar que ajudar no desenvolvimento da autonomia e da independência não é o único objetivo das atividades de Vida Prática. Elas também funcionam como um importante exercício para desenvolver a coordenação motora, sem falar no refinamento dos movimentos. E, além de aprender a trocar de roupa, calçar os sapatos e dar nó no cadarço sozinho, o aluno Montessori aprende também como se portar à mesa com graça e cortesia!

Baixe agora nosso e-livreto: 10 dicas para estimular autonomia do seu filho

 

Tópicos: Vida Prática, Autonomia e Independência, Autoestima

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes