Blog da Meimei Escola

A importância dos valores morais na educação do seu filho

Postado por Sonia Maria Alvarenga Braga

14-07-2014 14:19

valores morais na educação - blog Meimei Escola


Diante dos fatos lastimáveis, que estamos observando em nossa sociedade, frutos de atitudes de pessoas “ilustres” (que, em geral, passaram por escolas consideradas “de excelência”), a constatação de  posturas descaradas adotadas por grande parcela da população, e tendo conhecimento de que pessoas influentes agem de forma não ética e desonesta, educar moralmente passa a ser uma preocupação, uma necessidade urgente!

Incluir valores morais na educação significa despertar em cada indivíduo os melhores sentimentos, e ajudá-los a praticar a ética.

Culturalmente, podemos ter uma variação de costumes, mas a essência moral, o respeito ao outro, a paciência, a cooperação, a solidariedade, entre outros valores, são alguns aspectos formativos que não podem faltar na criatura, estes são atemporais.

Diante desta constatação, a escola recebe mais uma tarefa, a de enriquecer seu trabalho com a presença permanente dos valores morais.

Evidente que esse trabalho deve ter início em família. Sua continuidade é que será na escola, já nos primeiros anos, na Educação Infantil, aproveitando a fase em que a criança está totalmente aberta às interferências externas, construindo as bases de um futuro homem de bem.

O trabalho de formação nos valores morais tem que começar pelos exemplos observáveis nos adultos (pais, professores) que estão à volta da criança, já que estes se tornam referência na primeira fase da vida de uma criança.

Se a criança atingiu os 7 anos ou mais, deve-se aproveitar  as situações de conflito que se apresentem, os fatos noticiados pela mídia, para serem apreciados e discutidos, sempre com o objetivo de fazer pensar, gerar senso crítico saudável, e oportunizar a apresentação de atitudes que devam substituir os enganos morais que estão sendo cometidos. É a partir dos 7 anos de idade, que este trabalho deve, indispensavelmente, ser mais acentuado, para aproveitar a disponibilidade da criança dessa faixa etária na sedimentação dos conceitos de bem e de mal.

Desejando contribuir para a formação de uma nova sociedade, renovada pelos valores éticos, é no cotidiano da escola que se deve fazê-lo. Não cabe serem inseridas, no currículo, matérias para que valores sejam trabalhados, é importante vivê-los no dia-a-dia, na comunidade escolar e no seio da família. Não há “perda de tempo” quando se trabalha valores morais, ao contrário, conquistam-se indivíduos para uma sociedade solidária.
 
6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Solidariedade, Paz mundial, Educação Integral, Montessori em Casa

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes