Blog da Meimei Escola

Um passeio pelo ambiente de uma escola que aplica o Sistema Montessori

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

16-04-2014 10:00

 Montessori-Academy-of-New-Jersey-bqQQEx5.jpg

Crédito Imagem: Montessori Academy of New Jersey

O Ambiente é um dos elementos mais importantes para a educação do aluno. Ao descobrir isso, Dra. Maria Montessori, a fundadora do método, sugeriu uma organização que seria seguida por todas as escolas montessorianas.

Ao entrar em uma escola montessoriana você poderá observar um lugar organizado e aconchegante. As primeiras escolas a aplicarem o método eram em casas, já que Dra Montessori iniciou seu trabalho com crianças de 3 a 6 anos. Você encontrará nas salas de aula muitos recursos multissensoriais, que ajudam no desenvolvimento intelectual. E como a sala estará repleta de materiais, o aluno escolherá seu momento de trabalhar com cada um deles.

O aluno encontra prazer quando aprende fazendo, pois o desafio de aprender é um dos mais interessantes para o aluno. Ele poderá manter-se concentrado em suas atividades sem ser interrompido por uma campainha indicando o final de cada aula.

No Sistema Montessori a recompensa pelo estudo é a própria aprendizagem

Como não existe um professor centralizador, observamos constantemente os próprios alunos trocando informações entre si,
o que faz com que se  se sintam  mais à  vontade e seguros de aprenderem com os colegas.

Podemos observar que a escola encoraja a disciplina interna dos alunos, fazendo-os refletir sobre suas atitudes. No sistema Montessori o maior prêmio é a própria aprendizagem e isso os alunos reconhecem muito bem.

Tópicos: Ambiente Preparado, Aprender Fazendo, Montessori para Adolescentes, Prazer em Aprender

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes