Blog da Meimei Escola

Sistema Montessori: Trabalho e Desenvolvimento

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

16-04-2015 11:44

  
Sistema Montessori: Trabalho e Desenvolvimento - Blog da Meimei Escola
 
Em seu livro, "O que Você Precisa Saber Sobre Seu Filho" Maria Montessori tem um capítulo cujo título é Trabalho e Disciplina. Ela, depois de anos observando as crianças, pode constatar que o “trabalho”, que para muitos adultos é cansativo, é importante para a criança.


Não se fala, aqui, de trabalho remunerado, mas do trabalho natural e espontâneo que favorece o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual.
O trabalho para ajudar no desenvolvimento físico é o movimento, que deve ser estimulado. A criança precisa andar, correr, pular, subir e descer obstáculos, explorar o ambiente com suas mãos, com seus olhos, livre de obstáculos desnecessários. É perigoso para seu desenvolvimento estar presa a um carrinho, a um berço, ser sempre carregada no colo, quando já consegue andar. Oferecer poucas condições de mobilidade lhe proporciona uma visão comprometida do mundo.

O ambiente da criança precisa estar adequado a ela, a começar pelo mobiliário que deve estar à sua altura. Sempre que a criança é colocada em ambiente que foi pensado para ela, ela será feliz e tranquila, pois estará realizando objetivos internos que a movem, já que traz uma tendência natural de “viver” o ambiente, absorvendo suas referências. A isso, Dra. Montessori chamou de “psicologia da conquista do mundo”.

Antes de preparar um ambiente para a criança (a começar pelo seu quarto), deve-se pensar nela como uma pessoa que precisa ter a oportunidade para desenvolver o potencial que traz consigo. Esse potencial, encontrando um ambiente prepadado, irá florescer.

As barreiras criadas pelo ambiente (falta de liberdade de movimentos, adulto que não dedica um tempo e um olhar tranquilo para a criança, ausência de recursos que atendam á curiosidade inata, por exemplo), são a origem de muitos problemas futuros. Colocando a criança em condições adequadas, respeitadando suas reais necessidades, ela será mais confiante, mais calma. Por isso, nas classes de uma escola Montessori pode-se observar que a criança, durante o tempo de trabalho, vai conquistando a tranquilidade, pois está sendo atendido o chamado interno que existe nela para se desenvolver.
6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Ambiente Preparado, Montessori em Casa, Movimento

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes