Blog da Meimei Escola

Sistema Montessori ajuda os jovens a desenvolverem responsabilidade social

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

23-05-2014 10:00

 

DSC09914.jpg

A educação no Sistema Montessori além de incentivar a liberdade e a autonomia do aluno, tem entre seus objetivos, o trabalho com a responsabilidade social de cada um.  Não há distinção desses objetivos, seja com a criança ou com o jovem. Como a adolescência é uma fase importante, é a ponte para a idade adulta, há uma intensificação da preocupação com o trabalho nos conceitos e atitudes sobre o bem e o mal. Nessa etapa da vida, o aluno está se preparando para novos papéis a assumir na sociedade portanto além de aprender os conteúdos escolares, ele precisa apropriar-se de valores como a responsabilidade social e a  ética.

O aluno do Sistema Montessori percebe que seu diferencial é ser solidário 

O jovem tem necessidade de entrar em contato com o mundo, entender e perceber as necessidades e possibilidades que a sociedade lhe oferece e constatar  que suas atitudes podem realmente fazer a diferença. Nessa fase, o adolescente compreende melhor sobre as causas e consequências das atitudes que venha a tomar, e seu reflexo na comunidade e em sua própria vida. Por isso, a solidariedade, a partir da cooperação e o respeito  entre todos com quem convive e a participação em projetos de voluntariado , dentro ou além dos muros da escola,  é estimulada, desde cedo. Engajar-se em projetos solidários ajuda a que ele reconheça que pode e deve gerar um diferencial na sociedade.  

Diferenças entre escola Montessori e Tradicional

Tópicos: Solidariedade, Educação Integral, Montessori para Adolescentes

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes