Blog da Meimei Escola

Qual a diferença Entre a Escola Tradicional e a Montessori?

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

16-07-2018 15:53

download
Crédito Imagem: North Star Montessori School (http://northstarmontessori.ca/)


Apesar de criado há mais de 110 anos, muita gente não sabe ao certo quais são as vantagens de se estudar em uma escola que utiliza o Sistema de ensino criado por Maria Montessori (1870-1952). Você está por dentro das diferenças que existem entre um sistema de ensino tradicional e o adotado por escolas que seguem o Sistema Montessoriano?


Materiais Concretos e Auto-Contrução do Conhecimento

Nestas escolas, para começar, o aluno constrói o seu próprio conhecimento, não tem que ficar decorando conteúdo. "Na Educação Infantil, por exemplo, a criança lida com materiais variados para ajudar no desenvolvimento da linguagem, do refinamento da audição e da percepção visual, como, por exemplo, a Torre Rosa com cubos que variam de 1 a 10 centímetros. Pink-TowerCom esses e outros materiais, o aluno começa a perceber conceitos importantes: a gradação do menor para o maior, peso, e transfere essas noções para outros objetos e situações", explica Sonia Maria Braga, diretora da Meimei, uma Escola que segue a filosofia de Montessori desde sua fundação em 1977. Toda a base de ensino numa escola Montessori vem de materiais concretos. É como pegar o mundo pelas mãos, que são um instrumento de apreensão.


Classes Agrupadas

Em vez de organizados em séries, por idade, como acontece em colégios tradicionais, dentro do Sistema Montessori, os alunos são organizados por idades e habilidades, misturados em classes, chamadas de agrupamentos: de 0 a 3 anos; 3 a 6; 6 a 9; 9 a 12; 12 a 15, e 15 a 18.


Professor-Facilitador

Há constante interação e o professor funciona como um facilitador e guia para pesquisas, não como um "mestre", o centro das atenções. "Não existe mesa do professor. Ele se senta junto aos alunos, pois faz parte do grupo, e deve estar atento à organização do ambiente, para que as necessidades e curiosidades dos alunos sejam atendidas. Não é uma relação em que o estudante seja passivo. O professor está sempre atento ao desenvolvimento espontâneo e ativo dos alunos", conta a profa. Sonia. 

AS BAIXE EBOOK: AS 7 DIFERENÇAS ENTRE  O SISTEMA MONTESSORI E O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO 

Tópicos: Professor Facilitador, Classes Agrupadas, Educação Diferenciada

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes