Blog da Meimei Escola

Por que crianças e jovens falam gritando?

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

18-07-2014 11:12


crianças falam gritando - Montessori

Nossa sociedade contemporânea está muito ruidosa. Todos falam alto, como que desejando serem ouvidos pelo outro lado do mundo. Assistimos a cenas em que as pessoas conversam como se estivessem “brigando”, há aquelas que ao falarem ao celular, todos a sua volta escutam e participam das conversas. Carros que param ao nosso lado, no trânsito, que nos bombardeiam com músicas em altos decibéis. E as crianças e jovens? Falam ou brincam gritando. Por quê?

Devemos começar a nos preocupar com esse excesso de ruídos em nós e à nossa volta. Onde está a causa? Podemos começar por pensar na forma como estamos nos relacionando, na vida doméstica? Será que falando alto somos realmente ouvidos? Ou vivemos monólogos paralelos?

É importante que identifiquemos a maneira como, em casa, falamos ou conversamos. Será que conversamos com nossos pares e nossos filhos? Ou simplesmente há ordens, advertências, através de uma voz mais elevada, e ouvem “diálogos” exaltados? Na inexistência de diálogos construtivos, onde se fala e se ouve, eles precisam “gritar”para marcarem suas presenças. É uma questão delicada, mas que precisa ser pensada. O hábito de só falarem muito alto ou aos gritos se torna uma constante na vida deles.

A Educação para o Silêncio

Na qualidade do diálogo em casa, em tons agradáveis, está a educação para o silêncio. Não estamos falando de mutismo. Estamos recordando a importância de valorizarmos um diálogo verdadeiro, na troca de ideias, de opiniões, nos momentos em que, juntos, pais e filhos brincam de forma tranquila e afetiva, ouvindo-se tranquilamente.

Dra. Maria Montessori recomenda, quando fala aos educadores, e lembremos que família é agente educador assim como professores, que a maneira mais adequada de agir é inspirada na tranquilidade, de gestos e voz. Dessa forma favorecemos a que crianças e jovens atinjam uma serenidade positiva e construtiva para suas vidas.

Já sabemos, que quando o adulto está agitado, crianças e jovens a sua volta também ficam agitados. Então, não seria o momento de revermos a modulação de nossas vozes? E há outro fator relevante que precisa ser destacado: falar alto prejudica a saúde das cordas vocais. A irritação das cordas vocais pode vir a causar uma série de danos em suas estruturas. Que tal evitar isso?

crianças falam gritando - MontessoriFalar baixo é uma arte. E uma arte que ajuda na beleza do relacionamento. Tentemos ensinar aos nossos filhos a arte de falarem mais baixo, de evitarem gritos mesmo durante as brincadeiras. Afinal o parceiro de brincadeira está ao lado dele, e não no outro lado da rua! A compreensão e o respeito passam pelo tom de voz.

E não descartamos a necessidade, e a importância de momentos de real silêncio. O silêncio exterior e o interior, que ajudam na conquista do equilíbrio interno, da calma, da concentração. Um silêncio que permita a que ouçamos a natureza pujante e bela que está a nossa volta, e que, por excesso de ruído sequer a percebemos.

 

Tópicos: Montessori em Casa, Silêncio

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes