Blog da Meimei Escola

Sabia que… Piaget foi contemporâneo e apoiador de Maria Montessori?

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

15-12-2017 11:49


Sabia que… Piaget foi contemporâneo e apoiou Maria Montessori? - Blog Meimei Escola 

Dra. Maria Montessori à esquerda e à direita, Jean Piaget.


Isso mesmo! E a maioria das pessoas não sabe disso...

Jean Piaget concluiu os seus primeiros trabalhos sobre crianças no início dos anos vinte numa escola experimental em Genebra que era uma antiga instituição Montessori (La Maison des Petis). Além disso, apoiou Maria Montessori na criação da Associação Montessori Internacional (AMI)
, e ainda liderou, durante vários anos, a Associação Montessori Suíça.


Piaget concorcoradava com Montessori em várias pontos da sua Pedagogia Científica. Ambos acreditavam que a criança desenvolvia-se numa sequência e em ordem progressiva, que era fundamental promover o seu trabalho de maneira concreta (com as mãos) através de diferentes atividades, permitir a liberdade de escolha e movimento, e estimular a concentração e o foco na criação de modelos mentais, ao invés da simples memorização de fatos.

Mas existem divergências. Piaget acreditava que as crianças têm  períodos específicos de desenvolvimento cognitivo ou intelectual, e que apenas a partir dos 7 anos de idade se encontram numa  “fase operacional” concreta, onde a leitura, a escrita e a matemática passam a ser possíveis de aprender.  Já Montessori defendia que as crianças passam por períodos sensíveis e que devem ser encorajadas desde muito cedo a desenvolver os seus sentidos, reconhecendo que cada criança tem o seu próprio ritmo, ritmo esse que é essencial respeitar.

Outras diferenças residem, por exemplo, no fato de Piajet defender que crianças precisam de um tempo pré-estabelecido para descansar, ou que devem ser “separadas” nas salas de aula por idades. Montessori deixava a criança livre para decidir, por ela mesma, quando precisava de uma pausa, promovendo a sua independência, e procurava agrupar diferentes idades na mesma sala para encorajar a solidariedade entre os colegas e otimizar o fato de que as crianças aprenderem melhor quando as lições vem de seus pares com mais experiência.

A diferença mais funtamental entre Piaget e Montessori, entretando, reside no fato de que enquanto a obra de Piaget não teve preocupações didáticas, até porque baseou-se apenas na observação de seus filhos, Montessori, a partir de observações que duraram mais de 40 anos, propôs um sistema de educação completo e alternativo ao modelo tradicional de ensino - método esse que, por sua contemporaneidade, ganha, ano a ano, mais adeptos no mundo todo.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

 

Tópicos: Aprender Fazendo, Inovação na Educação, Educação Diferenciada

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes