Blog da Meimei Escola

Para ensinar aos 'alunos pesquisadores' os professores deverão se transformar em mentores

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

20-02-2017 11:52

Ashs-teacher-and-students.jpgCrédito da imagem: Wikimedia Commons
 
Esta frase foi retirada de um texto jornalístico que fala sobre as “inovações necessárias” à educação nos tempos contemporâneos.
 

O que é um mentor? É alguém que serve de guia, de conselheiro.
 
Desde os primeiros livros publicados pela Dra. Maria Montessori ela deu ao professor o título de guia. Interessante, não é mesmo? Ela sempre foi à frente de seu tempo!
 
Na escola Montessori, ao invés de um único professor falando para todos os alunos ao mesmo tempo, temos sempre, no mínimo, 2 tipos de professores em nossas salas de aula:

1) “professores-mentores"-  que orientam e supervisionam os trabalhos diários dos alunos e,
 
2) professores especialistas que estão presentes para atenderem aos alunos em pequenos grupos, de maneira a que todos possam ser observados em temas específicos. 

Nesse Sistema fica mais fácil perceber quem está, ou quem não está entendendo os assuntos apresentados, além de poderem receber ajuda nas dificuldades que venham a apresentar (seja ela em matemática, química, história, biologia, física, etc).
 
O professor-mentor é o que percebe os diferentes níveis de interesse, já que sabe que os alunos são diferentes entre si, que cada um está num nível de percepção e curiosidade individual. Portanto, o mentor não dita o conteúdo, não limita as conquistas de conhecimento, não tem medo de que o aluno vá além do que ele mesmo pensa que domina. O mentor segue o aluno, e busca estar bastante informado para poder ajudar.

O aluno, neste tipo de escola não vai estudar capítulos de livro didático previamente determinados para fazer uma prova, pois ele aprende em diferentes livros, inclusive na Internet (de forma orientada e supervisionada). O aluno "prova" o que aprendeu ao apresentar o resultado de suas atividades.

Na escola Montessori, o aluno tem liberdade para pesquisar, para aprofundar seus conhecimentos. Ao escolher um tema para seu projeto pessoal, o aluno tem oportunidade de "passear" por várias "matérias curriculares". Seu projeto não se resume a uma única vertente do conhecimento. E o mentor ou guia está disponível para apoiar, para orientar.

Entendido desta forma, é ainda mais fácil concluir porquê a Escola idealizada por Dra. Maria Montessori há 110 anos torna o prazer em aprender em uma realidade para seus alunos. 

Ensino Fundamental
 

Tópicos: Montessori para Adolescentes, Prazer em Aprender, Autoestima

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes