Blog da Meimei Escola

Sentidos e aprendizagem: o valor dos materiais sensoriais no sistema Montessori

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

06-12-2013 11:30

 Sentidos e aprendizagem: o valor dos materiais sensoriais no sistema Montessori

Você sabia que é através dos sentidos que a criança toma conhecimento do mundo? Através de sua observação cuidadosa, a italiana Maria Montessori (1870-1952), criadora do sistema que leva seu nome, percebeu a importância dos sentidos, principalmente durante a infância. 

Diante deste fato, Montessori começou a elaborar alguns materiais e a oferecê-los para que as crianças com quem trabalhava inicialmente em San Lorenzo, Roma, os experimentassem. "Assim, foi sendo feita uma “seleção natural” dos primeiros materiais sensoriais, recursos para a sala de aula infantil", conta Sonia Maria Braga, diretora da Meimei Escola.

Assim, as próprias crianças demonstraram o que se torna importante ou não para a aprendizagem, o que despertava o interesse delas. A pesquisa de Montessori continuou, e a elaboração desses materiais foi crescendo, sempre de forma bastante científica.

Os materiais sensoriais atendem aos cinco sentidos humanos
e classificam-se desta forma: táteis, visuais, olfativos, gustativos e auditivos.A gama de material sensorial é muito rica. "Como material tátil, podemos citar as tábuas do liso/áspero, as caixas de tecidos; para o sentido gustativo, a bandeja de sabores. Porém, os materiais mais conhecidos são a Torre Rosa e a Escada Marrom, dentre tantos outros. Estes últimos permitem a descoberta de conceitos matemáticos (intuição do sistema decimal, volume), conceitos geométricos (sólidos geométricos), que são fundamentos para a aprendizagem futura", afirma Sonia Maria. 

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Materiais Sensoriais, Mente Absorvente

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes