Blog da Meimei Escola

O Processo da Matrícula na Escola que Adota o Método Montessori

Postado por Guilherme Scarpa

29-11-2013 12:48

O Processo da Matrícula na Escola que Adota o Método Montessori - Blog Meimei Escola


O processo de matrícula de uma criança ou adolescente numa escola Montessori é extremamente singular
. Na Meimei Escola, por exemplo, escola que adota o método Montessori desde sua fundação, no dia da primeira visita à Escola, os responsáveis dos futuros candidatos realizam uma entrevista com uma das coordenadoras pedagógicas da equipe.

"São algumas etapas. Primeiro, entrevistamos a família para saber sobre o histórico do estudante, sobre sua experiência escolar anterior, seu desenvolvimento, entender por que motivo a nossa escola foi escolhida. Depois dessa etapa, fazemos sondagens, a que chamamos de "vivências", para conhecer um pouco o futuro aluno. Podem ser até três vivências, em datas diferentes", conta Sonia Maria, Diretora Pedagógica da Meimei Escola. 

Se for a primeira experiência escolar da criança, ela deverá, apenas, ter a oportunidade de passar algum tempo na sala de aula, para que possa sentir e se adaptar ao novo ambiente.

Tratando-se de uma criança ou um jovem que já tenha escolaridade, em vez de passar por uma “prova seletiva”, os candidatos passam por um processo muito mais agradável e acolhedor, em que seus perfis e conhecimentos são avaliados sem causar qualquer nervosismo ou medo de uma reprovação. Afinal, ensaio e erro são pilares do método criado pela Dra. Maria Montessori (1870-1952). 

Vivências

Durante as vivências, o pretendente a uma vaga na escola passa por diferentes momentos: conhecimento dos ambientes da escola. "Fazemos convites. Recepcionamos a criança ou o adolescente e conversamos sobre seus interesses, afinidades, e percebemos as aptidões de cada um. Conversamos sobre o que gosta ou não, se de matemática ou de artes, por exemplo. Propomos que participe do grupo, para vermos como se socializa. A sondagem do seu nível de desenvolvimento acontece naturalmente, durante os momentos em que fica em sala de aula", explica a Diretora.

Somente em casos de alunos que já venham para os grupos acima do 6º ano é que se faz alguma sondagem um pouco mais formal. "Ainda assim, somente após uma vivência que possibilite ao jovem sentir-se mais confortável, mais confiante", reitera Sonia Maria. 

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Matricula, Respeito à Individualidade, Vivências

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes