Blog da Meimei Escola

O olhar dos professores sobre o Método Montessori

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

30-06-2014 21:20

O olhar dos professores sobre o Método Montessori

Já ouvimos a opinião de ex-alunos sobre a educação montessoriana, relatando suas conquistas e as facilidades de encontrarem seus lugares na sociedade, com segurança e tranquilidade. Hoje vamos falar sobre como os professores percebem a aplicação dos princípios do método Montessori, em seu dia-a-dia.

São eles que estão vivenciando as atividades com os alunos, então, podem falar com propriedade sobre o diferencial de uma escola que aplica esse sistema educacional, e sobre as mudanças que percebem nos alunos. 

A professora Cláudia Soldati, da Meimei Escola, conta porque optou por dar aula em uma escola montessoriana:  “Sempre escutei, durante a minha formação como professora, sobre construção e conhecimento; e em uma escola montessoriana isso veio como resposta, eu encontrei isso aqui. Eu passei a realmente acreditar na educação da criança e na importância do nosso olhar sobre ela”.

A psicopedagoga Fernanda Hespanhol falou sobre as vantagens no trabalho montessoriano com crianças e adolescentes. “Posso destacar algumas características fundamentais para o desenvolvimento humano: autoconfiança, autoestima e autonomia. O Trabalho montessoriano com um olhar singular e muito diálogo possibilita, o pleno desenvolvimento desses aspectos em cada aluno”.

Sistema Montessori estimula a autononima do aluno

A professora Claudia Soares também chama atenção para a autonomia do aluno, pois afirma que em uma escola tradicional, o estudante sempre espera o comando do professor, já o aluno montessoriano se transforma em um tomador de decisões, já que aprende a procurar o que precisa ser feito, com responsabilidade, sob a orientação dos professores, e isso lhe será útil por toda a vida.

“O jovem aluno Montessori se torna uma pessoa mais crítica sempre fundamentando seus argumentos, o que é muito diferente do achismo frequente nos adolescentes.”, afirma ela.

Diferenças entre escola Montessori e Tradicional

 

Tópicos: Autonomia e Independência, Montessori para Adolescentes, Desenvolvimento da Autoestima

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes