Blog da Meimei Escola

Forbes: O Futuro da Educação foi Inventado em 1906 com Montessori

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

11-03-2014 11:00

                   Forbes: O Futuro da Educação foi Inventado em 1906 com Montessori - Blog da Meimei Escola

O texto abaixo é tradução do texto "The Future Of Education Was Invented In 1906" publicado pela revista Forbes americana.

Wired tem um excelente artigo, ainda que frustrante, sobre o que eles chamam de "Um Novo Método de Ensino Radical", que está transformando a educação. Claro que, como o próprio artigo diz, não há nada de "novo" sobre o método de ensino: deixe as crianças descobrirem as coisas por conta própria, e eles não só irão aprender melhor, mas serão mais empenhadas.

A parte frustrante do artigo é precisamente esta: eles tentam conectar insights antigos sobre educação, de alguma forma, com uma história sobre tecno-utopismo, internet e tecnologia transformando as escolas. A grande parte é a história da escola primária José Urbina López. Um colégio muito carente no México, onde um professor empreendedor ajudou seus alunos a ficarem entre os melhores do país, utilizando métodos onde os estudantes “dirigem” suas atividades. Esta história é inspiradora e, em alguns momentos, até mesmo comovente.

Mas existe um detalhe: não há nada novo nisso!

O texto faz um grande alarde sobre o professor Sugata Mitra, que é famoso pela experiência “um furo na parede”: ele deixou um computador em uma favela indiana para as crianças experimentarem e ele percebeu que as crianças descobriram como usá-lo e ensinaram a si mesmas coisas.Tenho certeza de que Mitra está trabalhando em coisas interessantes, mas não há nada de novo sobre o fato de que as crianças ensinam a si próprias. 

Na verdade, o futuro da educação foi inventado em 1906. Esse foi o ano em que Maria Montessori, a primeira médica do sexo feminino na Itália, abriu sua escola revolucionária. As pessoas que falam sobre a educação Montessoriana, muitas vezes falam sobre especificidades, como a não aplicação de notas, objetos próprios para o tamanho das crianças, o fato de os estudantes terem liberdade para escolherem suas próprias atividades, o mesmo conjunto de materiais em cada sala de aula, etc. Mas isso é perder o essencial da questão.  O método Montessori foi inovador porque foi o primeiro (e, no meu conhecimento, único), método científico de educação. Com isso quero dizer o seguinte: todos os outros métodos de educação se baseiam em um modelo abstrato da criança para derivar métodos de educação a partir daí. Maria Montessori, uma médica e pesquisadora, seguiu o caminho oposto: ela experimentou com métodos e, com base nos resultados, construiu uma teoria sobre a criança, que ela, em seguida, testou e aperfeiçou através da experimentação.

A razão pela qual tudo é do jeito que é em uma sala de aula Montessori adequada, é simples: tem sido demonstrado através de experiências repetidas que funciona, em inúmeras salas de aula, de diversos países, etc.

É precisamente essa cultura de experimentação, de avaliação científica que seriamente falta no nosso sistema de ensino burocratizado e centralizado, e não qualquer método ou hábito específico.

Enquanto isso, é por causa deste caráter científico da educação Montessori que ele produz esses excelentes resultados, resultados que são validados repetidamente. O trabalho da Dra. Angeline Lillard mostrou como a ciência recente auxilia nos achados da Dr. Montessori – e não poderia ser diferente já que eles vieram de experimentos. 

O futuro da educação está aqui. Não tem nada a ver com laptops. Foi inventado mais de um século atrás. O que estamos esperando?

Diferenças entre escola Montessori e Tradicional

 

Tópicos: Inovação na Educação

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes