Blog da Meimei Escola

O Bem e a Paz - Uma Reflexão Montessori

Postado por Sonia Maria Alvarenga Braga

10-09-2015 12:22


O Bem e a Paz - Uma Reflexão Montessori - Blog da Meimei Escola

 

Na capa da revista Veja de 9 de setembro de 2015 pode –se ler: ‘Deus, sendo bom, fez todas as coisas boas. De onde então vem o mal?”, Santo Agostinho, em Confissões,  e ainda: “O mal (e o Bem) vem do Homem.” Cezeslaw Milosz, poeta polonês, Prêmio Nobel de Literatura. Isso, em torno da imagem do pequeno sírio que morreu afogado em fuga desesperada de um país em guerra cruel.

Essas duas frases nos fazem refletir, já que estamos vivendo um tempo de Guerras. Guerras que são localizadas e desenvolvidas através da crueldade do homem. Mas seus reflexos em outros cantos do mundo, pretensamente em paz, geram indignação. Não se pode ficar indiferente ao que está acontecendo. As atrocidades contra a própria história da humanidade, as atrocidades contra o homem, os preconceitos generalizados.

Na introdução francesa do livro A Educação e a Paz, de Maria Montessori, Pierre Calame* afirma: “Mais que nunca a paz precisa ser feita. Mais que nunca, talvez ela será nos próximos decênios um investimento de sobrevivência da humanidade.”, e mais adiante ressalta: “a mensagem de Maria Montessori vai mais longe ainda, quando sublinha a questão da educação.”

Calame nos remete à Eco-Rio 92 e à conferência Habitat II de 1996, em Istambul em relação ao nascimento de uma consciência por uma entidade mundial, de que deverá surgir um novo conceito de gestão planetária.

Acompanhando, pois, o pensamento da Dra. Maria Montessori, a encontramos afirmando que o homem precisa se desenvolver normalmente, para que não governe o mundo com violência e ódio. E o que é essa normalidade a que ela se referiu, senão construir a fraternidade mundial das crenças, aprender a interdependência que une a todos os seres viventes, entender a riqueza da diversidade, aprender a ter responsabilidade diante de tudo e de todos. E só uma educação baseada em valores elevados reais, auxliada pelo hábito da reflexão diante dos fatos da humanidade vai gerar uma verdadeira civilização.

A prática espontânea do Bem e a construção da Paz só se farão quando a Educação atingir o âmago do ser humano, quando for além dos temas a serem aprendidos e reproduzidos. É indispensável que nasça em cada estudante a noção de que todos somos direta ou indiretamente responsáveis pelo que acontece no mundo, e despertar em cada um o desejo de viver a PAZ.

Encerro este blog com a fala da própria Dra. Maria Montessori, em 1949, que reflete o que estamos vivendo no século XXI: o egoismo e a ânsia pelo poder exarcebados: “A humanidade deve se organizar para alcançar um objetivo extraordinariamente difícil: a cooperação universal necessária para a busca do progresso. (…) A humanidade deve se organizar, porque a fronteira mais vulnerável – a que pode ceder em primeiro lugar e permitir ao inimigo, quer dizer, à guerra, de entrar não é o limite geográfico que separa dois países, mas o depreparo do homem e o isolamento dos indivíduos. É preciso desenvolver a vida espiritual dos homens e organizar a humanidade para a paz.”

 *Pierre Calame, engenheiro urbanista; em 1988 assumiu a direção da Fondation Charles Léopold Mayer, e do projeto  Alliance pour un monde responsable, pluriel et solidaire. (Aliança por um Mundo responsável e solidário).


6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Educação Cósmica, Paz mundial, Educação Integral

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes