Blog da Meimei Escola

Normalização – qual o significado desse termo na pedagogia Montessori?

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

22-04-2016 18:15

 

Normalização – qual o significado desse termo na escola Montessori?
Maria Montessori surgiu com esse termo “normalização” para descrever o que acontece na classe Montessori, em que as crianças, com o passar do tempo, aprendem a focar nas atividades que desenvolvem, concentrando sua energia em períodos significativos de concentracão. E isso o fazem com prazer.

 O que caracteriza a “normalização?

  • Amor à ordem
  • Amor ao trabalho
  • Profunda e espontânea concentração
  • Amor pelo silêncio
  • Gostar de trabalhar sozinho, em alguns momentos
  • Sublimação do instinto de posse
  • Obediência espontânea
  • Independência e iniciativa
  • Auto-disciplina espontânea
  • Alegria
  • Poder agir através de escolha real
  • Interesse pela realidade
  • Compartilhar conhecimentos

Para que o estado de normalização se concretize, é preciso que haja um ambiente favorável, adequado às crianças que nele trabalham, para que sintam suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais atendidas. É indispensável que haja uma relação positiva e tranquila entre adultos e crianças, e crianças entre si. Por isso, as classes Montessori são silenciosas sem deixarem de ser alegres.

Os cientistas que estudam o comportamento humano, hoje, chamam a esse estado de tranquilidade e satisfação atingido de “auto-construção”.

A alegria vem da produção intelectual que acontece nos períodos de concentração quando a criança está envolvida com os materiais de trabalho e atividades disponíveis no ambiente, que permitem as descobertas intelectuais, as conexões entre o que é descoberto e a vida. A oportunidade de trocar as próprias experiências com os seus pares são momentos gratificantes, em sala de aula.

A normalização é um processo, não acontece da noite para o dia, porém, para que se concretize, além do ambiente preparado na escola, a colaboração da família é muito importante, oferecendo à criança um ambiente organizado e calmo, em que se fale baixo e tranquilamente, onde ela possa ler e ouvir histórias, escrever, desenhar, ouvir boa música, onde haja tempo e espaço para diálogos, em que a criatividade seja estimulada. Essa parceria família-escola favorece a que mais rapidamente se possa presenciar a transformão da criança em uma pessoa tranquila, feliz, responsável, produtiva: uma criança ¨normalizada¨.
6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Silêncio, Capacidade de Concentração, Normalização

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes