Blog da Meimei Escola

Montessori e a Adaptação Escolar

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

11-02-2014 11:00

                                Adaptação do novo aluno no Sistema Montessori

Início de ano letivo. Preocupação em como será a adaptação ao novo ambiente. Seja o aluno iniciante na vida escolar, seja o que está mudando de escola, ambos vivem uma situação nova em suas vidas. Precisam de ajuda e compreensão.  Os pais, em geral, também se sentem em adaptação, também requerem atenção.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o estado de espírito do adulto reflete diretamente no novo aluno, seja criança ou jovem. A calma e a segurança da escolha feita pela escola têm que prevalecer. Se a sua volta todos os adultos estão calmos, seguros de suas tarefas, tudo corre mais tranquilamente. Por isso, a individualidade e o tempo de cada um é muito respeitado no Sistema Montessori.

O primeiro contato dos alunos com o Sistema Montessori

Para os menores, os que estarão tendo sua primeira experiência escolar, a adaptação, variável em tempo de acordo com a criança, é gradativa . Observam-se as reações da criança, e através delas, o tempo a permanecer na escola vai sendo ampliado. Mas é preciso que sejam respeitadas as orientações que vão sendo dadas pelas professoras e coordenadoras, pois a experiência delas é importante nesse momento de chegada a uma nova etapa da vida. Aos pais, é requerida serenidade e confiança. 

Aos alunos que vêm de outras experiências escolares também se dedica uma atenção especial, para que se sintam bem recepcionados, bem adaptados à nova realidade. Os próprios alunos que já estão na escola há mais tempo, os recebem com atenção, os orientam, ensinam sobre a estrutura do ambiente. Caso sejam observadas necessidades de aprendizagem de conteúdos, recebem atenção não apenas dos professores, bem como dos novos colegas, que lhes ensinam o que já sabem. E as dúvidas vão sendo sanadas através dos muitos recursos existentes em sala de aula.

Por isso, em escolas montessorianas, como a Meimei Escola, reuniões antes do início do ano letivo são oferecidas aos pais. Essas reuniões favorecem o contato da família com os professores, para conhecerem, em detalhes, o ambiente em que o aluno será recebido e os objetivos de cada fase de escolaridade. 

Tópicos: Respeito à Individualidade, Processo de Adaptação

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes