Blog da Meimei Escola

No Método Montessori a criança sempre "trabalha" feliz!

Postado por Michelle Braga

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

17-01-2014 12:52

No Método Montessori a criança sempre "trabalha" feliz!


A palavra “trabalho”, para muitos adultos, é desagradável, mas, Dra. Montessori, durante suas observações da criança, estabeleceu um paralelo interessante entre o “trabalho do adulto” e o “trabalho da criança”, mostrando o lado extremamente positivo do trabalho quando se tem um propósito intrínseco.

O Adulto e o Trabalho

Ela verificou que para o adulto, o trabalho tem propósitos exteriores a ele mesmo, pois é de natureza social, visa reconhecimento externo e compensação financeira, dentro de uma profissão, de uma empresa. Dra. Maria Montessori ressaltou que, muitas vezes, o adulto procura formas até mais rápidas, e que lhe consumam menos energia na execução de suas tarefas, para ganhar tempo  "livre”, já que nem sempre se sente feliz com seu trabalho. Pelo termo ser usado com tanto desprezo pelos adultos, as crianças começam desde pequenas a acharem que trabalho é uma atividade chata.

A Criança e  Trabalho

No entanto, Dra. Montessori observou que a criança age com prazer. Seus movimentos, desde muito cedo, são formas de “trabalho”, que vão nutrindo sua alma, ajudando-a a “crescer”. Veja-se a conquista motora que é um trabalho contínuo de esforços de equilíbrio, de fortalecimento muscular! A criança não se cansa de tentar, e fica empolgada quando consegue sair caminhando sozinha. As ações infantis espontâneas lhe dão prazer, principalmente quando permitem que mostrem o que já é capaz de realizar, que lhe garantam conquistas. A criança não espera ser recompensada, ela age por pura satisfação, por propósito intrinseco, pois percebe os resultados positivos de seu “trabalho”, refletidos nela mesma. Se essa sensação de conquista for bem valorizada no ensino, o aluno crescerá um adulto que trabalhará bem para satisfazer a si próprio e sempre terá prazer em aprender.

Sabendo disso, "Dra. Montessori, como parte de seu sistema educacional, criou inúmeros recursos (materiais) que geram, através de sua exploração, aprendizagem. E ter a liberdade de “trabalhar” com esses materiais, bem estruturados, coloridos, interessantes, passa a ser uma atividade prazerosa, em que a criança aprende fazendo. Portanto, falar em trabalhar, no sistema Montessori, é natural, pois significa que está havendo desenvolvimento tanto físico como  intelectual, que resultarão em crescimento pessoal e social", comenta a professora Sonia Maria Braga, diretora da Meimei Escola.

Diferenças entre escola Montessori e Tradicional

Tópicos: Aprender Fazendo, Liberdade de Escolha, Prazer em Aprender

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes