Blog da Meimei Escola

Montessori – uma proposta que rompe com mitos nas salas de aula

Postado por Sonia Maria Alvarenga Braga

09-06-2017 12:24


Montessori – uma proposta que rompe com mitos nas salas de aula

Em uma entrevista concedida ao O Globo em abril de 2017, a professora Rachel Lotan, da Universidade de Stanford, disse que "é preciso eliminar mitos nas salas de aula."

Interessante essa proposição, e reconhecemos ser bastante útil, pois a escola como ainda é vista, em seu geral, até hoje, está ultrapassada. Precisa ser repensada. Porém, não basta uma reforma curricular, é importante e indispensável reformular os procedimentos, a metodologia usada pelos profissionais da educação. Para isso, é indispensável que se reconheça e aceite uma proposta educacional comprovada no mundo todo, a partir de 1907: o Método Montessori de Educação.

A diferença da Dra. Maria Montessori para outros filósofos da educação que também trouxeram ideias interessantes desde o movimento da “Escola Nova”, é que a Dra. Maria Montessori partiu para a prática. Ela estudou inúmeras boas ideias, ela fez observações criteriosas da criança, com bases científicas, e verificou o que era útil em sala de aula, para que a escola se tornasse atraente, e não desperdiçasse o potencial de cada aluno.

Montessori – uma proposta que rompe com mitos nas salas de aula

                  Ambiente da Agrupada II - Meimei Escola

Seu trabalho, iniciado em 1907 com crianças entre 3 e 6 anos, teve extensão para os adolescentes a partir de 1929. Uma sala de aula realmente interativa, onde o aluno se movimenta com a possibilidade de escolher a sua atividade, com o tempo que lhe é necessário para aprofundar um assunto que lhe despertou interesse, transforma-se num verdadeiro laboratório de pesquisas e descobertas importantes e interessantes. Diferente de um ambiente em que o aluno é passivo, aguarda comandos de um professor, e tem que produzir o mesmo que seus companheiros de turma, num mesmo intervalo de tempo.

No Brasil ainda se considera Montessori como uma proposta “nova e experimental”, mas se comete um grave erro ao afirmar isso, uma vez que Montessori já está provado e comprovado em todos os continentes do mundo.

A sala de aula Montessori tem, exatamente, todas as qualidades que foram destacadas pela professora em referência: atividades intelectualmente desafiadoras, muitas oportunidades para interação, materiais didáticos disponíveis (livros, textos, internet). Quando ela faz essas referências, constatamos que é o perfil de nossa sala de aula Montessori para os jovens alunos.

Montessori – uma proposta que rompe com mitos nas salas de aula

                 Ambiente da Agrupada VI - Meimei Escola

Mais adiante, durante sua entrevista, ela afirma, referindo-se a como tratar os alunos e seu aprendizado: “O importante, independente da faixa etária, é não classificá-los em um ranking, que é o que a maioria das escolas faz. Precisamos virar o jogo, parar de ranqueá-los por meio de aplicação de testes.” E, um pouco mais adiante, a Profa. Rachel Lotan acrescenta: “Somos nós, os orientadores, que devemos oferecer condições para que eles mostrem, naturalmente, o que podem fazer”.

A importância de não ranquear alunos e a formação permanente de professores-orientadores, destacados pela Profa., são 2 outros fundamentos Montessori. Sendo assim, podemos afirmar, mais uma vez, Dra. Maria Montessori desenvolveu uma metodologia educacional que serve para os alunos do século XXI.

Diferenças entre escola Montessori e Tradicional

Tópicos: Ambiente Preparado, Inovação na Educação, Educação Diferenciada

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes