Blog da Meimei Escola

Método Montessori: liberdade sem libertinagem!

Postado por Marcela Ferreira

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

14-02-2014 11:00

WaukeshaWi.jpg                    Waukesha Montessori (Wisconsin, EUA)

Algumas pessoas se enganam quando ouvem sobre o Método Montessori ser um sistema de educação em que há total liberdade. É importante ressaltar que a liberdade oferecida dentro da sala de aula tem um limite. Crianças precisam ter limites, para entender até onde podem ir e a partir dessa consciência, nasce a necessidade de concentração e ordem.

A diferença entre uma escola tradicional e uma escola montessoriana está no fato do aluno poder escolher livremente o caminho que vai percorrer durante seu dia de trabalho. Por exemplo, em uma sala agrupada, com vários materiais de desenvolvimento, cada um pode escolher com qual vai trabalhar e pode se dedicar a essa atividade pelo tempo que seu interesse determinar. Porém, cada criança poderá usar somente um material de cada vez e terá de guardá-lo no mesmo lugar quando encerrar a sua atividade. Essa organização é importante para que ela aprenda que deve cooperar com a manutenção do ambiente.

Método Montessori: liberdade sem libertinagem! - Blog Meimei EscolaMesmo nas agrupadas, com os alunos mais velhos e com o nível de complexidade maior das aulas, o aluno terá liberdade de escolha na sala de aula. Ele poderá escolher se começará com matemática, português, história ou ciências, por exemplo. Ele sabe que precisará trabalhar com todos os assuntos propostos durante a semana, de acordo com o roteiro previamente combinado.

No Método Montessori o aluno escolhe seu próprio caminho para o conhecimento

Dra. Maria Montessori deixou claro que as crianças gostam de trabalhar, isto é, produzir, sentirem-se úteis e ocupadas com assuntos interessantes. Por isso, é preciso confiar no aluno e deixá-lo à vontade para percorrer o caminho de aquisição do conhecimento. O Sistema Montessori mostra que a liberdade de escolha é essencial para que o estudante adquira sua independência e vá em busca da informação por si só. Na escola montessoriana a liberdade, o limite, e a responsabilidade estão totalmente ligados e vão surgindo de forma natural. 

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Autonomia e Independência, Liberdade de Escolha, Capacidade de Concentração

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes