Blog da Meimei Escola

Há 109 anos se deu inicio uma revolução: a da educação para a paz

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

03-01-2014 13:18


Há 109 anos se deu inicio uma revolução: a da educação para a paz - Blog Meimei EscolaMaria Montessori em uma Casa dei Bambini 

Em janeiro de 1907, em Roma, se iniciava uma grande revolução. Uma revolução pacífica, através da educação de crianças. Dra. Maria Montessori recebeu como tarefa e desafio, desenvolver um trabalho com crianças na idade chamada de “pré-escolar”, isto é dos 3 aos 6 anos. Surgia a primeira Casa dei Bambini, em Roma, num bairro de trabalhadores.

Seu trabalho resultou em sucesso absoluto. Aliando conhecimentos de medicina (Dra. Maria Montessori foi a primeira mulher a ser diplomada em medicina na Itália!), com um senso profundo de observação das características infantis, estudos de antropologia, de psicologia e de pedagogia, entre tantos outros, ela viu seu trabalho florescer e despertar a curiosidade internacional. A transformação de crianças agitadas e muitas vezes rebeldes, em crianças educadas e inteligentes chamou a atenção do mundo todo.

As escolas montessorianas, hoje espalhadas pelos cinco continentes, desenvolvem uma educação pluralista, já que as ideias que desenvolveu convergem para a formação de um ‘ser cósmico’, como Dra. Montessori denominou o indivíduo que consegue perceber que faz parte da Natureza e do Universo, que se torna responsável, através de suas atitudes e conquistas intelectuais, e pela melhoria do mundo, agindo em favor da paz verdadeira e definitiva,” explica Sonia Maria Braga, diretora da Meimei Escola. 

E é justamente por isso que há 109 anos, Dra. Maria Montessori deu início a uma grande revolução, a da educação para a paz.
6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Educação Cósmica, Inovação na Educação, Paz mundial

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes