Blog da Meimei Escola

Cortesia, o Poder de Montessori

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

03-03-2016 6:30


vida_pratica.jpg

O Sistema Montessori, adotado em países do mundo todo, tanto no ocidente como no oriente, tem uma proposta humanista. Um de seus livros, a Dra. Maria Montessori intitulou de Educação para um Novo Mundo. Por quê teria ela dado esse título?

Embora tenha vivido até os anos 50, a educadora nascida italiana, mas que se transformou em cidadã do mundo, deixou um legado importante, onde a preocupação com a formação de um verdadeiro cidadão está fortemente presente.

Tendo vivido duas grandes guerras, a sua perspectiva de educação foi voltada para as necessidades do ser humano. As maiores necessidades humanas estão diretamente relacionadas com a convivência: de respeitar e ser respeitado, de apoiar e ser apoiado, de sentir-se confortável.

Tendo em vista essa percepção, podemos constatar que nos dias atuais faltam algumas atitudes que são básicas para que haja uma convivência cordial e respeitosa entre todos. Por isso, há pouco tempo atrás, aconteceu um seminário na Itália, cujo tema foi "Cortesia, o Poder de Montessori".

Na escola Montessori existe uma área intitulada de Vida Prática, que tem início com atividades simples do cotidiano doméstico, para que, através do prazer de sentir que executa ações iguais às dos adultos, a criança conquiste sua autonomia. Mas não basta ser autônomo, é preciso saber conviver. Então, a partir da conquista de movimentos graciosos, associa-se uma proposta de aprender gentileza e cortesia.

Falar de cortesia e gentileza não é apenas ensinar a dizer “bom dia”, “boa tarde” , “por favor” ou, com carinho, preparar uma mesa para uma refeição, etc. É a conquista de atitudes que facilitem a boa convivência. É o sorriso simples de apoio, é o olhar carinhoso e caridoso, é o gesto gentil, é a colaboração espontânea, é entender a situação em que o outro se encontra, é não se precipitar em julgar sem conhecer todos os fatos, é aprender a colocar-se no lugar do outro.

Cortesia, o Poder de Montessori - Blog da Meimei Escola

Agregar esses valores à educação é provocar uma revolução antropológica na história da humanidade, como afirmou o Professor Luciano Mazzetti, dirigente do Centro Internazionale M. Montessori de Perugia, Itália na abertura do seminário sobre gentileza e cortesia, em fevereiro de 2016.

Atualmente, essa revolução se faz indispensável, pois estamos vivendo dias de muito nervosismo, de muita tensão, de muita violência, de falta de respeito a regras básicas de convivência, e por isso, nos vemos distantes de atitudes de gentileza e cortesia.

É hora de resgatarmos esses comportamentos que facilitam a convivência entre as pessoas. É a tomada de consciência de que se vai para o mundo para “fazer”, para “ser” e para “testemunhar”.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Vida Prática, Educação Moral

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes