Blog da Meimei Escola

Entendendo o Agrupamento Montessori

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

09-10-2014 12:22


Entendendo o Agrupamento Montessori


O método Montessori, adotado em diversos países ao redor do mundo, tanto no ocidente como no oriente, tem uma proposta humanista. Para
 facilitar a vivência de princípios éticos básicos, a orientação de Montessori é que os alunos sejam agrupados de forma a lidarem com a diversidade.

Quando se classifica o jovem por idade (grupos horizontais), verifica-se uma dinâmica pobre entre eles, pois não há como existir trocas enriquecedoras. Todos, em geral, estão num mesmo patamar de interesses. Ou, na maioria dos casos, são obrigados a estarem.

Por outro lado, o agrupamento vertical (várias faixas etárias no mesmo ambiente), adotado pela escola Montessori, funciona como uma família: ninguém tem a mesma idade cronológica, ou o mesmo tempo de experiências. Cada um tem um patrimônio cultural que enriquece as relações.

Esse tipo de agrupamento favorece inicialmente a que os mais velhos contribuam com suas conquistas e aprofundem seu aprendizado, e os mais novos tenham não só referências de onde poderão chegar, mas também parceiros para ajudá-los. Esta dinâmica dá início a outros aspectos muito importantes nos dias atuais: desenvolvimento do espírito de cooperação e de solidariedade.

Para atender à diversidade entre os componentes do agrupamento, o ambiente tem uma variedade de recursos, com diferentes níveis de dificuldade, visando os diversos estágios cognitivos e emocionais que existem em sala de aula. Neste ambiente preparado e supervisionado pelos professores, haverá a presença de instrumentos diferentes para a conquista de conceitos e aprofundamento de interesses. Os materias de trabalho são bastante diversos: livros, jornal do dia, revistas atuais, computadores, roteiros de pesquisa, materiais para fixação de conteúdos, etc. Há possibilidade de “descoberta e enriquecimento” e exploração de temas diversificados. Isso sem falar no trabalho de valorização da autonomia, oferecendo possibilidades para que o jovem tenha respeitada suas capacidade de “fazer por si mesmo”, o que melhora sensivelmente, sua autoestima

Outro ponto de muita importância é o que se refere à responsabilidade. O aluno em um ambiente em que tem a possibilidade de fazer escolhas para seu trabalho diário, também aprende a assumir responsabilidade, pois sabe que haverá um momento em que prestará contas do que realizou.

Dar ao aluno a possibilidade de vivenciar situações que o oferecem a oportunidade de conectar os conhecimentos adquiridos à realidade da vida é um aspecto importante no trabalho com o jovem (a isso chamamos de "contextualização do conhecimento"). Até porque, como alerta Howard Gardner, psicólogo de Harvard e autor do livro “As Inteligências Múltiplas", com relação ao ensino tradicional, "os jovens não entendem o real sentido do que estudaram. Eles não têm a capacidade de transferir, de forma adequada, o conhecimento aprendido na teoria, para a prática."  Nesse sentido, as aulas de campo devem ser valorizadas, e na escola Montessori elas são. Afinal elas se transformam num aprendizado bem mais ativo e interessante.

O agrupamento Montessori, portanto, permite uma dinâmica que não só favorece o desenvolvimento de princípios éticos básicos, como respeito à diversidade e espirito de cooperação e solidariedade, como também favorece uma educação mais criativa e dinâmica, onde o prazer em aprender é uma realidade.

Ensino Fundamental  

Tópicos: Classes Agrupadas, Prazer em Aprender, Autoestima

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes