Blog da Meimei Escola

Educadores Para a PAZ

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

07-12-2015 16:10


1535619818_ee951e9dc5_o.jpg

"Abordar o assunto da educação para a paz num momento tão critico como o atual, em que a sociedade está sob uma permanente ameaça de guerra, pode paracer a demonstração do ideal mais ingênuo. Creio, no entanto, que lançar as fundações da paz pela educação é a maneira mais eficaz e mais construtiva de se opor à guerra". Maria Montessori


Embora Dra. Maria Montessori tenha feito essa afirmativa na primeira metade do século XX, podemos constatar a atualidade de seu pensamento. Estamos vivendo momentos de guerra, em seus diferentes formatos.

Temos a guerra da crueldade praticada por grupos extremistas, que matam, que assustam, que fazem com que o homem se sinta em perigo constante. Temos a guerra causada pela indiferença, que mantém a miséria, a fome. Temos a guerra da falta de consciência pela sustentabilidade, e assistimos à natureza sendo devastada pela imperícia e descuido humano.

Diante de tal panorama, devemos sempre lembrar as palavras da grande educadora italiana, já que ela advertiu para a necessidade de uma educação para a PAZ.

O que será uma educação para a paz? Claro que Montessori se referia aos cuidados com o despertar do patrimônio moral em cada criatura humana, desde os primeiros anos de sua vida. Desenvolver-se observando comportamentos éticos, poder vivenciar a solidariedade e a responsabilidade que cada um tem diante da sociedade e do universo, são pontos de partida para essa educação.

Educação para a paz começa nas pequeninas coisas: numa convivência pacífica e respeitosa entre todos, um olhar carinhoso para a diversidade, o desenvolvimento de sentimentos de fraternidade, de igualdade.

O lar e a escola têm grande importância no desenvolvimento da paz. E o adulto é o primeiro elemento que deve se preparar para ajudar na realização dessa empreitada tão importante. Auto educar-se, banir a ira, desenvolver a humildade são características que foram enfatizadas pela Dra. Montessori em um texto de seu livro A Criança, quando traçou o perfil do verdadeiro educador. Todos os adultos, através das posturas adotadas, são educadores.

Sejamos como aquele pai que, em Paris, mostrava ao fillho pequenino que as flores e as velas acesas em respeito aos que haviam sucumbido à violência, eram símbolos de paz, passados pelos que se importavam. Sejamos os melhores, os mais atentos aos eternos princípios de amor ao próximo, e estaremos atuando diretamente para a conquista da Paz.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

 

Tópicos: Paz mundial, Educação Integral, Educação Moral

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes