Blog da Meimei Escola

Prêmios e Castigos na Educação: qual é o valor?

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

04-08-2014 11:37

iStock_000025615156Small


Faz parte da filosofia que existe por trás do método criado Dra. Maria Montessori, a formação moral da criança e do jovem. Desenvolver o senso de respeito ao coletivo, saber distinguir o certo do errado são questões importantes no cotidiano. E neste âmbito, em um dos seus livros, Dra. Montessori discute o tema Prêmios e Castigos.      

Devemos, claro, lembrar, que a escola deve, apenas, dar continuidade a um processo educacional em valores éticos que precisam ter início na família. Em família é que crianças devem ser iniciadas no discernimento entre o que devem ou não fazer, falar. E os jovens precisam de muita ajuda para consolidarem esse processo. Trata-se do desenvolvimento íntimo nas qualidades que distinguem o cidadão ético: respeito, responsabilidade, solidariedade, tranquilidade, compaixão, honestidade,…

 

Castigar quando há um erro?

Inicialmente, uma conversa sincera, objetiva, esclarecedora, mostrando as consequências dos atos desrespeitosos. Mostrar o que se opõe à atitude inadequada, o correto. Mas, ao persistirem as atitudes que atrapalham a harmonia, estabelecer regras mais rígidas não faz mal algum. Aos pais cabe demonstrar o que agrada e o que não agrada. E podem ser retiradas regalias, até que o comportamento sociável retorne. Isso não traz traumas. Traumas virão quando mais tarde a sociedade cobrar os comportamentos corretos que não foram aprendidos mais cedo.

Cada um precisa entender que viver em coletividade requer ter ciência dos seus limites, compreender que nem sempre o que se deseja é bom para todos. Viver em sociedade requer saber abdicar, saber esperar, saber ouvir, saber perceber o outro, e suas necessidades.

O indivíduo que aprendeu a ser educado no sentido amplo da palavra, não sente necessidade de ser elogiado o tempo todo, pois tem a consciência de que está agindo pelo bem comum. Na medida em que os bons hábitos estão instalados, não se precisa pensar em prêmios. A satisfação de cumprir adequadamente seu papel social é o melhor e maior prêmio.

Tópicos: Solidariedade, Educação Integral, Montessori em Casa

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes