Blog da Meimei Escola

Dai a César o que é de César: Uma Educação que Envolva Limites

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

27-11-2014 18:36

Dai a César o que é de César: Uma Educação que Envolva Limites - Blog da Meimei Escola

Dra. Montessori usou desta expressão, dita por Jesus, há mais de 2000 anos atrás, para lembrar de uma necessidade fundamental do educando, seja uma criança ou um adolescente: a de uma educação que envolva limites. 

Todos precisam ser ajudados em seu processo de educação para a vida. E essa educação não se limita a preparação profissional, mas, sobretudo, para uma boa convivência social, para saber respeitar o outro, e a reconhecer que a sociedade é regida por regras.

Utilizar esta expressão como título do texto é um forma de lembrar a todos que os nossos ”césares“ (filhos, alunos) estão pedindo e precisando de limites.

Uma necessidade comum a toda criança ou adolescente, é o afeto, sentir-se amado ou acolhido. Mas afeto envolve educação, é educar, mostrar os limites e as consequências. A forma de falarmos com eles deve demonstrar que desejamos o melhor para eles, ser afetivo não quer dizer ser complacente com o erro, porém, exige reconhecermos a linha demarcatória entre o momento de ORIENTAR (uma conversa particular, mostrando o que deve e o que não deve) e ADVERTIR.

ADVERTIR deve vir após algumas tentativas de ORIENTAÇÃO. Não se pode partir para chamar atenção sem antes educar. Não se pode exigir o que não é praticado: esse é um ponto de partida no processo de educação. Como pedir a uma criança que fale baixo se o adulto está gritando. Como exigir a atenção do filho adolescente, quando o pai está distraído com seu smartphone?

Maria Montessori sempre alertou para a necessidade da responsabilidade individual diante de tarefas, e diante de atitudes. Fazer pensar. A sociedade tem as características da educação que é dada a seus componentes. Por isso, se queremos que a sociedade adquira uma feição mais tranquila, menos violenta, mais equilibrada, devemos cuidar da educação, não como instituição física, mas como instituição de valores morais pessoais a serem cultivados, paralelamente à aquisição de saberes.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Educação Integral, Educação Moral

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes