Blog da Meimei Escola

Da Infância à Adolescência, Respeito se Aprende em Família

Postado por Sonia Maria Alvarenga Braga

20-02-2015 19:54

Da Infância à Adolescência, Respeito se Aprende em Família - Blog da Meimei Escola

Este artigo tem como base exemplos observados no cotidiano, o que torna esta reflexão um recorte da nossa realidade. A primeira situação é frequente, e acontece quando a criança está prestes a iniciar sua vida escolar em nossa escola, a Meimei Escola.

Há orientações, regras a serem seguidas, pois é um espaço de preparação para a vida social. A Escola solicita que a mochila seja pequena, pois a criança deve evitar carregar peso desnecessário, uma vez que faz mal para sua coluna, ainda em formação. O método Montessori, adotado pela Instituição, tem como objetivo trabalhar a autonomia, o que significa, nesse caso, a própria criança carregar sua mochila.

No entanto, no primeiro dia de aula, a mãe chega toda alegre, carregando a mochila moderníssima, cheia de coisas que a criança não vai ter necessidade. A escola Montessori tem ambientes montados cuidadosamente para que a criança se ocupe, trabalhe e se desenvolva com prazer

Nessa situação, qual foi a mensagem que a criança aprendeu? Além de não seguir as regras, também não trabalhou a autonomia.

Segunda  situação: um jovem que usa palavras feias, ofensivas e agride verbalmente seus colegas. Primeiro tem-se uma conversa com ele, a fim de mostrar a inadequação desse comportamento. O grupo, inclusive, já demonstrou seu desagrado. Então, a Escola parte para uma conversa com seus pais. Durante a conversa, esclarecedora e orientadora, sobre a importância de mostrar ao filho que ser gentil começa pelo vocabulário usado nas relações sociais a família fica indignada, acha que seu filho está sendo “perseguido”. Defende-o dizendo que “ele é um “amor de criança”, “ele /ela nunca fala coisas feias”. A família deu desculpas e colocou o menor em um pedestal que não lhe pertence.

E a moral dessa história? Esse jovem se transformará em uma pessoa grosseira, sem respeito pelos outros e, provavelmente, não conseguirá fazer amigos de verdade.

No momento que vivemos, a transformação de filhos em “príncipes, e princesas” está sendo um hábito perigoso. Essas crianças e jovens que tem total apoio no que quer que façam, sem receber as orientações seguras e firmes sobre o bem e o mal, crescerão como adultos desajustados socialmente, e sofrerão.

O respeito não trabalhado vai sempre trazer sérios problemas no futuro, seja no ambiente familiar, profissional ou público. O respeito é essencial e de estrema importante, e que é a chave para a convivência social tranquila.

Muitas vezes nos defrontamos com crianças que recebem o diagnóstico de “desafiadoras”. Mas isso se construiu, infelizmente, pela falta de orientação firme, de exemplos elevados, únicos, desde muito cedo, já que está provado que a criança “copia” comportamentos que vê no adulto. 

De onde partiram os primeiros exemplos dados à criança? De dentro de casa, em família. Pois é em família que todo trabalho de educação deve ter início, e é com o exemplo dado pelos familiares adultos que a criança e o jovem mais aprendem o respeito.

Portanto, podemos concluir que:  é preciso que o adulto se eduque caso deseje educar e transmitir valores morais como o respeito às regras e ao próximo para seus filhos.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Educação Integral, Educação Moral

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes