Blog da Meimei Escola

Curiosidade é bom, curiosidade faz o seu filho crescer!

Postado por Blog Meimei Escola

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

06-06-2014 11:22

Curiosidade é bom, curiosidade faz o seu filho crescer! - Blog da Meimei Escola

Em casa, como na escola, estimular a curiosidade na criança é uma tarefa super importante. A curiosidade tem como consequência a descoberta, o que favorece um bom desenvolvimento mental.

Sabe-se que a criança, desde os primeiros dias de sua vida, está absorvendo o que o ambiente a sua volta oferece. Ela, por exemplo, vai sendo atiçada pela curiosidade de descobrir de onde vêm os sons que ouve, vai descobrindo e associando-os a pessoas e objetos. Ela deseja pegar, morder, cheirar tudo o que lhe está acessível, pois os sentidos falam alto nessa fase inicial. 

Não é à toa que hoje se fala e se montam os chamados “quartos montessorianos”, onde tudo está nas proporções adequadas para uma criança, o que a deixa mais à vontade  para conquistar seu mundo, sem depender tanto do adulto. Tudo está acessível: brinquedos interessantes, livros laváveis, mobiles coloridos e temáticos.

Aproveitando esse perídodo, a que Dra. Maria Montessori chamou de “mente absorvente”, porque a criança capta tudo através dos sentidos, que estão aflorados, foi que ela desenvolveu uma série de recursos, chamados materiais sensoriais, para que, ao serem explorados, a criança descubra conceitos que farão parte de sua vida nos anos seguintes. 

Na escola montessoriana, além do ambiente preparado adequadamente à cada fase de desenvolvimento, o aluno goza de liberdade para explorar e atender a sua curiosidade, pois é ela o levará a grandes  e importantes conquistas intelectuais.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Ambiente Preparado, Mente Absorvente, Liberdade de Escolha, Montessori em Casa

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes