Blog da Meimei Escola

Construindo a Autoestima do Seu Filho do Jeito Montessori

Postado por Michelle Braga

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

20-09-2016 15:59


Construindo a autoestima do seu filho do jeito Montessori - Blog da Meimei Escola 
Artigo traduzido e adaptado do original  "Building Your Child's Self-Confidence the Montessori Way"

O que o método Montessori faz pela autoestima?

Há poucas coisas que os pais querem mais para seus filhos do que eles cresçam felizes, saudáveis e com a autoestima completamente desenvolvida. Crianças e jovens confiantes enfrentam as dificuldades que encontram pela frente, e esse espírito independente irá servi-los bem durante toda uma vida que será, certamente, repleta de desafios.

Aqui reside um dos maiores presentes de uma educação Montessori. A pedagogia Montessori é sinônimo de aprendizagem prática, e nada constrói mais a confiança do que a competência.

O método Montessori encoraja seu filho a lidar com todos os tipos de tarefas por conta própria, que é o caminho natural para construir a autoestima. Afinal de contas, autoestima não é algo que você pode dar ao seu filho como você daria uma “estrelinha” em seu caderno ou um troféu de participação em determinada atividade. É algo que deve ser conquistada através de realização de algo real.

Como Montessori prepara o seu filho para verdadeiros sucessos?

A Dra. Maria Montessori desenvolveu a sua filosofia educacional por observação direta do desenvolvimento natural das crianças e focou nas mudanças físicas e emocionais que ocorrem conforme as crianças aprendem e crescem. "A felicidade", escreveu ela, "não é objetivo maior da educação. Um homem deve ser independente nas suas capacidades e caráter; capaz de trabalhar e afirmar sua maestria sobre todos que dependem dele. "

No método Montessori, a aprendizagem tem como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento da independência dos alunos, que por sua vez leva à autoconfiança. A felicidade é um afortunado subproduto, mas a verdadeira autoconfiança vem do trabalhar e do fazer, não de recompensas externas.

Para ajudar as crianças na conquista da independência que constrói a autoestima, professores Montessori cuidadosamente preparam as salas de aula para tornar mais fácil que as crianças façam as coisas por conta própria. Móveis e recursos de tamanho infantil são fornecidos para que as crianças entre as idades de 3 e 6 anos possam dominar habilidades físicas como transferência de líquidos, mistura, corte e toda uma série de outras habilidades básicas. Elas também são incentivadas a fazer tudo que podem por conta própria e a encontrar soluções criativas para problemas.

Às crianças mais velhas e aos jovens são mostrados um conceito ou uma habilidade e, então, é-lhes dada a oportunidade de testar e praticar novas ideias por conta própria. 

Construindo a autoestima do seu filho do jeito Montessori - Blog da Meimei Escola

Essa abordagem significa colocar os alunos como diretamente responsáveis pela sua própria aprendizagem, e essa responsabilidade também leva a melhoria da autoconfiança. Quando as crianças e os jovens sabem que os adultos confiam neles para dominar uma habilidade ou recurso novo, eles, muito naturalmente, enfrentam o desafio.

Como os pais podem continuar a filosofia Montessori em casa?

Sentir-se seguro e amado é a base para a construção da autoestima das crianças, por isso o papel dos pais é vital. Você também pode reforçar o senso de conquista do seu filho, proporcionando-lhe oportunidades para usar as habilidades recentemente desenvolvidas em casa.

Por exemplo, se o seu filho tem praticado misturar e mexer, deixe-o subir em uma cadeira para ajudar a fazer o jantar. Respeito e confiança são dois elementos fundamentais na relação entre aluno e professor em uma escola Montessori, e você pode continuar a construir esse tipo de relação em casa confiando em seu filho no uso de suas habilidades e respeitando sua certeza de que é capaz de realizar determinada tarefa. 

Construindo a autoestima do seu filho do jeito Montessori - Blog da Meimei Escola

Lembre-se: Se você ainda ainda não o viu pentear seus cabelos, isso não significa que ele não seja capaz de pentear seus próprios cabelos! Dê a seu filho a oportunidade de brilhar que ele, com certeza, vai surpreender você.

Tudo isso pode gerar um pouquinho de confusão, algumas meias que não combinam, ou mais tempo na realização de tarefas que levariam menos tempo caso você tivesse interferido. No entanto, os resultados mais do que valem a pena. Seu filho vai se sentir competente e confiante, e pronto para ir em direção a uma vida cheia de tarefas a cumprir com a autoestima que ganhou na prática. E esse é o maior presente que você poderia lhe dar.

Baixe agora nosso e-livreto: 10 dicas para estimular autonomia do seu filho

Tópicos: Ambiente Preparado, Autonomia e Independência, Autoestima

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais