Blog da Meimei Escola

Classe agrupada: por que beneficia o aluno?

Postado por Michelle Braga

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

20-12-2013 12:13

Classe Agrupada
O Sistema Montessoriano estimula a aprendizagem através de companheiros. Dra. Maria Montessori observou como podem acontecer trocas importantes entre as crianças de várias idades.  Por isso, as escolas Montessori trabalham com as chamadas classes agrupadas.

Uma classe agrupada recebe alunos de três faixas etárias diferentes. Por exemplo: classe com alunos de 1 ano e meio a 3 anos, 3 a 6 anos, classe com alunos de 6 a 9 anos, uma turma com alunos de 9 a 12 anos, e assim por diante. Nesses agrupamentos, as crianças aprendem a observar o outro, e o mais velho ou mais experiente serve de referência ao mais novo, embora algumas vezes, é o mais novo quem ajuda ao mais velho, porque pode ter conseguido alcançar um conhecimento mais rapidamente.

 Em classe multiidades, como também são chamados esses agrupamentos, existe a possibilidade do que denominamos ‘tutoria’: um aluno que está capacitado a ensinar a um colega, e que se oferece ou que é convidado a ajudar alguém que ainda tem dúvidas. É muito comum ver-se crianças trabalhando juntas, umas ensinado às outras, o que gera um ambiente muito interessante, descontraído e solidário, para a aprendizagem.” diz Sonia Maria Braga, diretora da Meimei Escola.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Classes Agrupadas, Solidariedade

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes