Blog da Meimei Escola

Ambientes preparados: um dos vários benefícios do Sistema Montessori

Postado por Guilherme Scarpa

29-11-2013 11:32

Ambiente Preparado - um dos vários benefícios do método montessori. Blog Meimei
 

O sistema desenvolvido por Dra. Maria Montessori (1870-1952) é totalmente benéfico para o desenvolvimento do aluno, desde o início da vida escolar. A noção de que a criança absorve os estímulos de seu ambiente, trabalhada pela educadora italiana, sob o conceito "mente absorvente", é ratificada no livro "O cérebro que se transforma", do psiquiatra canadense Norman Doidge, por exemplo. Na obra, ele explica que "durante o período crítico de maturação do córtex [os seis primeiros anos de vida], ele é tão elástico que sua estrutura pode ser alterada pela exposição a novos estímulos". Ou seja, quanto mais estímulos oferecidos, melhor. 
Em uma escola Montessori, como na Meimei Escola, existem muitos recursos para incentivar a aprendizagem, a comunicação e a sociabilidade. Um dos primeiros recursos disponíveis nos ambientes preparados para as necessidades das crianças são as atividades de Vida Prática
 

Ambiente Preparado e Rotinas do Cotidiano
"Nos ambientes encontram-se minigeladeiras, uma pia, muitas bandejas com atividades aplicáveis ao dia-a-dia, dispostas em estantes acessíveis às crianças. A rotina dos pequenos, desde que chegam à sala, é guardar o que trouxeram - eles lavam os próprios copos e talheres, preparam um lanche compartilhado por todos. Também aprendem a se vestir. Assim, começam a adquirir autonomia e responsabilidade", conta Sonia Maria Braga, diretora da Meimei

O hábito de executar tarefas do cotidiano na sala de aula, durante a Educação Infantil, automaticamente altera a rotina das crianças em casa. "Elas se sentem felizes. Quando chegam em casa, também querem abrir a geladeira, lavar a louça. Os pais, às vezes, ficam meio assustados, mas incentivamos. É que muitos estão acostumados a fazer tudo pelos filhos, mas eles aprendem tudo direitinho. Uma vez que se sentem capazes, querem botar a mão na massa", complementa a diretora. 

Outras atividades como psicomotricidade, aulas de música, de teatro e de artes plásticas também são peças-chave para o desenvolvimentos dos alunos na Meimei. “São áreas importantes para desenvolver a comunicação e vencer a timidez. Crianças de 7 anos já apresentam pequenos seminários. O aluno constrói seu próprio conhecimento, através das experiências no ambiente que lhes é preparado. Os ambientes de sala de aula possuem recursos facilitadores para a aprendizagem, como os materiais sensoriais, por exemplo. Aprender agindo, descobrindo, é muito mais interessante", garante Sonia Maria.   

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

Tópicos: Vida Prática, Ambiente Preparado, Mente Absorvente, Autonomia e Independência

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes