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As 8 Características que Fazem Montessori Ser Único!

Postado por Sonia Maria Alvarenga Braga

11-10-2017 17:57


As 8 Características que Fazem de Montessori Único! - Blog Meimei Escola 

Montessori é uma forma de educação individualizada para crianças desde os primeiros anos até o ensino médio, que ajuda a que cada um desenvolva seu potencial em todas as áreas da vida. É um ensino centrado no aluno que encoraja a criatividade e a curiosidade, e estimula o aluno a fazer perguntas, explorar, investigar e pensar por si mesmo tão logo desenvolva essas habilidades.

 

Um ambiente Montessori foca muito mais no processo de aprendizagem do aluno do que na performance do professor. Professores treinados em Montessori, apoiam e facilitam a aprendizagem de cada aluno através de observação e avaliação contínuos dos processos de cada aluno. Como coloca a própria Dra. Maria Montessori, desenvolvedora do método, o "objetivo é unicamente fazer a criança entender, nunca fazê-la memorizar e, então, tocar sua imaginação assim como entusiasmá-la em seu mais profundo âmago."

Quais são as 8 qualidades essenciais da Educação Montessori?

  1. Uma visão completa da criança

    O primeiro objetivo de um programa Montessori é ajudar a criança a desenvolver todo seu potencial em todas as áreas da vida. As atividades promovem o desenvolvimento das habilidades sociais, desenvolvimento emocional, coordenação física assim como habilidades cognitivas.

    Sob a orientação de um profissional treinado, o currículo holístico permite que a criança tenha prazer em aprender, lhe permite ter tempo de aproveitar o processo, assegura-lhe o desenvolvimento da auto-estima, e oferece experiências a partir das quais a criança promove seus conhecimentos.

  2. O ambiente adaptado, preparado

    Para que a auto-aprendizagem aconteça – a partir de todo o ambiente preparado - as instalações, o clima social, os materiais e as experiências, devem ser apoios para a aprendizagem. O professor providencia as fontes necessárias, incluindo oportunidades para que o aluno atue em um ambiente socialmente positivo. Um ambiente positivo e verdadeiro facilita a que ele explore e faça descobertas confiante.


  3. Grupos de idades mistas

    O agrupamento de idades mistas em cada sala de aula oferece um clima familiar em que a aprendizagem acontece naturalmente. As crianças com mais experiência compartilham o que já aprenderam enquanto reforçam suas conquistas intelectuais e habilidades. Uma comunidade de idades mistas é uma interação típica do Montessori. Isso favorece uma riqueza de experiências linguísticas e oportunidades para o desenvolvimento da empatia e da aprendizagem social.

    Aprender uns com os outros para desenvolver a habilidade social gera uma comunidade. O relacionamento social se assemelha a uma extensão da família. As habilidades que emergem em cada criança transformam a sala de aula numa verdadeira comunidade.

     

  4. Os materiais Montessori

    As observações científicas da Dra. Montessori sobre a criança, lhe permitiram desenhar uma série de materiais sensoriais, sequenciados e auto-corretivos. Esses materias facilitam o processo de aprendizagem que se constrói a partir do concreto para o abstrato.
     
     
  5. Processo de auto-aprendizagem

    As crianças têm liberdade para trabalharem em seu próprio ritmo, e com o que escolherem, sozinhas ou com colegas. O professor depende de suas observações dos alunos para determinar que nova atividade ou material deve introduzir, em pequenos ou grandes grupos. O objetivo é encorajar atividades, que promovam auto-aprendizagem e atingir o equilíbrio entre o aprimoramento individual, em colaboração, em pequenos grupos ou com todo o grupo da comunidade.

     
  6. Liberdade com limites

    Cada ambiente Montessori, desde as crianças bem pequenas até as classes de ensino médio, funciona sobre o princípio de liberdade com limites. Todo programa tem seu estágio de desenvolvimento nas regras sociais.


  7. O professor

    Inicialmente foi chamado de “diretor"... o professor Montessori funciona como um organizador do ambiente, pessoa de referência, modelo, demonstrador, guardião de registros, e observador meticuloso do desenvolvimento do comportamento de cada aluno.

    O professor atua como facilitador da aprendizagem. Seu treino inclui a observação da prática em sala de aula e especialização no grupo de idades que vai trabalhar.


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Tópicos: Educação Diferenciada, Prazer em Aprender, Autoestima

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Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

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