Blog da Meimei Escola

Montessori: educação individualizada que quebrou paradigmas

Postado por Michelle Braga

Ache a Meimei nas Redes Sociais:

10-01-2014 11:30

 Montessori_jovens.jpgCrédito: Haags Montessori Lyceum

Dra Maria Montessori foi uma figura importante no movimento chamado “Escola Nova”, no início do século XX. Ela percebeu que a escola, no formato tradicional, não via o aluno, fosse uma criança ou um jovem, como um indivíduo único. Atendia da mesma forma a todos, esquecendo que não há duas pessoas iguais, no mundo.

No entanto, o mundo precisa de pessoas que pensem diferente, que inovem, que tragam benefícios relevantes para a sociedade, como o fizeram, por exemplo, os fundadores da Google, desenvolvedora de produtos e serviços digitais que nós nem mesmos sabíamos que precisaríamos antes deles serem criados e lançados no mercado. Os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin (que fazem parte da famosa "Mafia de Montessori"), começaram suas vidas escolares em escolas montessorianas. Temos o exemplo da menina Anne Frank, que frequentou escola Montessoriana até ser feita prisioneira, pelos nazistas, durante a segunda grande guerra. Seu diário demonstra sua percepção do mundo que viveu, de sua sensibilidade, do momento crucial para toda a humanidade, e tinha apenas 13 anos. Seu próprio pai, Otto,  judeu, fugitivo da Alemanha de Hitler afirmou: “Foi bom para Anne frequentar uma escola Montessori, onde cada aluno é tratado como um indivíduo”.

A escola Montessoriana desenvolve um trabalho diferenciado, que começa pela estruturação de ambientes mais ricos em recursos de aprendizagem, menos intimidante, em que o professor precisa saber identificar as diferenças individuais, e atendê-las, e em que ele não é a figura central. O aluno, sim, está no foco do processo de aprendizagem. É a isso que Maria Montessori chamou de “universo especialmente concebido para as crianças e os adultos”. Ela defendeu uma escola que atendesse à diversidade humana.

“Ser escola Montessoriana é estimular os sentimentos mais profundos do ser humano, sua criatividade, sua imaginação, sua capacidade de conviver com a diversidade, e, sobretudo ser conquistador do conhecimento disponível a todos”, afirma Sonia Maria, diretora de Meimei Escola, uma escola Montessoriana localizada no Rio de Janeiro. 

Diferenças entre escola Montessori e Tradicional

Tópicos: Ambiente Preparado, Respeito à Individualidade, Educação Diferenciada, Montessori para Adolescentes

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes