Blog da Meimei Escola

A descoberta dos sentidos de que fala Montessori

Postado por Sonia Maria Alvarenga Braga

19-06-2014 11:57

Montessori e períodos sensíveis

Na manhã de ontem, enquanto saboreava um delicioso chá, junto aos Jardins de Sofia, em Cardiff, pude apreciar uma cena encantadora, quase poética.  Essa cena me deliciou porque demonstrou claramente os períodos sensíveis que Dra. Montessori destaca em sua obra educacional.

Uma linda menina, em seu vestido de um colorido suave, sentada na relva, apreciava a paisagem do jardim, com árvores cobertas por folhas verdes e outras arroxeadas que enfeitavam o lugar. Suas mãozinhas “passeavam” pela grama, de um lado para outro. De repente, uma das mãos parou. Fixou-se em um ponto. Seu olhar se dirigiu ao que tocara. Era uma flor minúscula. A menina foi abaixando cada vez mais sua cabecinha (ah, a flexibilidade de uma criança livre!), até que alcançou a flor com seu narizinho. Ficou algum tempo nessa posição. De repente, levantou-se, e correu até sua mãe, que estava sentada em uma mesa ali próximo. Foi, então, que meu encanto foi maior. A menina, de uns 4 anos no máximo disse, toda feliz: “mamãe, aquela flor que eu encontrei tem um cheiro lindo!!”

Interessante: a flor ter um cheiro lindo, uma flor que ali estava, perdida em meio a relva, e que ela “encontrou”com sua mãozinha exploradora. E o sorriso em seu rosto, ao falar de sua descoberta para a mãe. E a mãe que lhe sorriu, apenas, com um sorriso de aprovação para sua descoberta. 

Em poucos minutos revi as falas da Dra. Montessori quando nos orienta para que  deixemos a criança livre para que ela descubra o mundo e suas belezas! Essa criança, certamente, já é uma pessoa encantada pela vida.

6 Princípios Fundamentais ao Montessori

 

Tópicos: Liberdade de Escolha, Períodos Sensíveis

Comentários

Sobre o Blog

Os artigos deste blog são criados a partir de entrevistas com a Fundadora e Diretora Pedagógica da Meimei Escola, e também atual Presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB). Os artigos discutem temas ligados ao diferencial do Sistema Montessori de Ensino e dúvidas que pais tem com relação ao desenvolvimento dos seus filhos. 

Sintam-se a vontade para fazer perguntas na seção de comentários do blog ou na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/MeimeiEscola/). Se quiserem entrar em contato diretamente, podem enviar e-mail para atendimento@meimeiescola.com.br.

Para conhecerem mais sobre o Sistema Montessori, temos uma lista de links de referência no site da Escola (http://www.meimeiescola.com.br/links-de-referencia).

 

Assine para Atualizações por E-mail

Siga a Meimei nas Redes Sociais

Postagens Recentes